A peça, criada a partir da história de Tanya Savicheva, uma garota russa que viveu a ocupação nazista e perdeu quase toda a família, aborda temáticas como gênero e guerra, levando ao palco reflexões sobre relatos de pessoas, especialmente mulheres e crianças, que viveram o período da 2ª guerra mundial de em diversas regiões.
Com uma linguagem que aposta no teatro performativo, o processo de investigação do trabalho foi centrado na processualidade da criação e no gesto. E dentro desse contexto, um grande desafio: encontrar formas de pensar o ambiente virtual sem perder a essência da obra:
“Criamos normalmente em sala de ensaio, por meio de exercícios de improvisação e composição. Achar uma forma de transferir essa dinâmica para o virtual e seguirmos sendo justas e justos com nosso modo de trabalho, que é de ir tateando a criação pouco a pouco e em coletivo, foi um grande desafio”, explica Vinícius Medeiros, um dos criadores do grupo.
"Tanya: experimento para um encontro" é o segundo trabalho da TEATRO SECALHAR, formado em 2017 dentro do curso de Bacharelado em Artes Cênicas da UNESPAR.
A apresentação é gratuita e tem transmissão ao vivo pelo Youtube.
Comments