top of page

Tela Brasil, plataforma de streaming pública, deve ser lançada ao longo do ano

Proposta é valorizar a cultura e democratizar o acesso ao cinema e às produções independentes do país.

Filme Cartografia das Ondas, da cineasta brasiliense Heloisa Machado | Foto: Divulgação
Filme Cartografia das Ondas, da cineasta brasiliense Heloisa Machado | Foto: Divulgação

O Tela Brasil vem despertando curiosidade e expectativa entre os amantes do audiovisual nacional. Anunciada recentemente como uma plataforma pública de streaming, a novidade promete reunir produções brasileiras de diferentes épocas, gêneros e regiões, aproximando o público do vasto universo da nossa cinematografia. A proposta é valorizar a cultura e democratizar o acesso ao cinema e às produções independentes do país.


A plataforma ainda não está no ar, mas tem estreia prevista para o primeiro trimestre de 2026. Até lá, o público aguarda as novidades e sobre mais detalhes a respeito do catálogo e dos recursos da nova ferramenta, que promete revolucionar a forma como o brasileiro acessa e consome produções audiovisuais nacionais. O Tela Brasil chega como um importante passo na valorização da cultura e na ampliação do acesso à arte em todo o território.


Nos últimos anos, o consumo de vídeo por streaming vem crescendo de forma acelerada no Brasil, impulsionado pelo aumento do acesso à internet e pela popularização das smart TVs e dos serviços on demand. Em 2023, por exemplo, 42,1% dos domicílios com TV já contavam com algum serviço pago de streaming, enquanto o sinal de TV aberta por antena, embora ainda majoritário, caiu para 88% dos lares com televisão, evidenciando uma lenta, porém consistente migração de hábitos.

É crescente o número de consumo de vídeo por streaming, enquanto a audiência da TV aberta e à cabo vem caindo gradativamente | MidiaWix
É crescente o número de consumo de vídeo por streaming, enquanto a audiência da TV aberta e à cabo vem caindo gradativamente | MidiaWix

Nesse cenário, a criação do Tela Brasil como plataforma pública de streaming representa uma aposta inovadora do governo brasileiro, alinhada às transformações no modo como a população acessa conteúdos audiovisuais. Ao investir em um serviço digital em um momento em que o streaming ganha espaço e a TV aberta perde participação relativa, o país sinaliza uma política cultural que busca ocupar esse novo ambiente de consumo, garantindo oferta de conteúdo nacional de qualidade também nas telas conectadas.


No entanto, diante da ansiedade pelo lançamento desta plataforma, algumas notícias equivocadas foram publicadas em alguns portais do país, e o Ministério da Cultura emitiu uma nota comunicando que o Tela Brasil encontra-se em fase final de testes, mas que ainda não está à disposição da população.


Segue a nota:


O Ministério da Cultura (MinC) informa que a plataforma gratuita de streaming Tela Brasil ainda não foi lançada. Não procede a informação que vem sendo divulgada de que o serviço já estaria disponível. A plataforma e seus aplicativos (versões Android e IOS) encontram-se em fase final de testes, com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2026.A Tela Brasil será uma importante entrega da política cultural do Governo do Brasil para o audiovisual, reunindo centenas de títulos brasileiros e ampliando de forma inédita o acesso da população às produções nacionais.


A iniciativa de difusão do audiovisual representa um avanço estratégico para a valorização da cultura brasileira, o fortalecimento do setor e a democratização do acesso às obras produzidas no país.As repercussões positivas e celebradas sobre o lançamento da plataforma de streaming pública demonstram o orgulho e o desejo da sociedade brasileira de acessar sua Cultura. Porém, as informações oficiais sobre o lançamento serão divulgadas em breve pelos canais institucionais do Ministério da Cultura. 


Outras informações: Assessoria de Imprensa MinC


 


bottom of page