Cantor lírico será acompanhado pelo pianista Thiago Plaça Teixeira, com programa que promete ser uma viagem cultural por diversos países eslavos.
O cantor lírico Vitorio Scarpi traz para Curitiba, no próximo dia 12 de março, no teatro do Memorial de Curitiba, um recital com um repertório inteiramente voltado às músicas de famosos compositores do leste europeu. Acompanhado do pianista Thiago Plaça Teixeira, o programa será uma viagem por diversos países eslavos com canções que falam das mais diversas formas de sentimentos: amor, tristeza, angústia, afeto. No programa, peças vocais e para piano de compositores como Rachmaninoff, Tchaikovsky, Moniuszko, Lysenko, Dvorak, entre outros.
Vitorio Scarpi apresentou esse mesmo recital dentro da 40ª Oficina de Música de Curitiba, no último mês de janeiro, na Capela dos Fundadores, que também fica no Memorial de Curitiba, o que gerou muita emoção e interesse em saber mais sobre esse tipo de repertório pouco executado e explorado na cidade.
Agora numa versão para teatro, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba através do Pavilhão Étnico, o cantor lança uma série de cinco recitais durante o ano, sendo o primeiro o chamado "Recital Eslavo" no próximo dia 12 de março. Na sequência, em maio um recital dedicado às peças musicais espanholas, em julho um programa de árias das óperas mais famosas italianas, em setembro uma apresentação voltada aos compositores franceses, e, encerrando a temporada, um recital lírico na Capela Santa Maria em novembro intitulado "Ópera de todas as gentes", com a presença de outros nomes da cena lírica local.
Serviço:
Recital Eslavo de canto e piano Local: Teatro do Memorial (Rua Dr. Claudino dos Santos, São Francisco) Data e horário: 12 de março de 2023, às 18h. Ingressos: Os ingressos podem ser adquiridos através do Whatsapp (41) 99898-2798, ou então no UkraBar (Rua Pará, 1035, Água Verde). Apoio: Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba e UkraBar. VITORIO SCARPI: Victor Cordeiro dos Santos (Vitorio Scarpi), 27 anos, é considerado um grande jovem talento da música erudita no Brasil e um grande expoente no cenário lírico mundial.
Premiado em 7 concursos de canto lírico nacionais e internacionais, coleciona no seu currículo concertos e recitais com grandes orquestras em importantes teatros brasileiros.
Iniciou seus estudos com o também tenor Alexandre Mousquer, com quem ainda tem aulas. Graduou-se pela PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), e já realizou masterclasses e cursos de canto com diversas personalidades nacionais e internacionais.
Realizou masterclass com Angel Blue, soprano americana, James Valenti e Eric Marggiore, tenores com carreira internacional, e também recentemente foi selecionado para participar de uma masterclass com o famoso tenor Piotr Beczala, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Já trabalhou em sua voz em masterclasses com personalidades da música brasileira como Edineia Oliveira, Paulo Mandarino, Janete Dornellas, Luisa Francesconi, Douglas Hahn e Vitor Philomeno, agente de cantores e pianista. Participou de várias edições da “Oficina de música de Curitiba” como cantor convidado, apresentando-se com grandes expoentes da música brasileira e mundial, como o pianista e maestra Priscila Bomfim, e mais recentemente a violista russa Anna Serova num concerto dedicado a obras de compositores eslavos. De seus prêmios em concursos de canto, foi premiado como o melhor tenor do Concurso de canto Maria Callas (maior concurso de canto da América Latina) em 2020, também foi premiado como melhor tenor no concurso Linus Lerner, como “Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte” em 2021, terceiro lugar no concurso Linus Lerner na cidade de San Luís Potosí no México, e premiado em primeiro lugar lugar geral no concurso de canto Galyna Pysarenko na cidade de Novyi Horod na Rússia, além desses prêmios, também ganhou outros três prêmios em concursos de canto cantando no Brasil como: Melhor Intérprete de canções de câmara no Concurso Carlos Gomes (o maior concurso do mundo para trabalhos do compositor brasileiro Carlos Gomes), melhor tenor do Concurso da Orquestra do Bixiga, e premiado como melhor cantor no concurso “Revele seu Talento” da PUC-PR.
No Brasil, já se apresentou com a Orquestra Sinfônica de Gramado, Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, e em grandes teatros, como o Teatro Guaíra em Curitiba, Teatro SCAR em Jaraguá, e Teatro Amazonas em Manaus, por exemplo. Além de várias produções de ópera, concertos e recitais em sua cidade para eventos artísticos da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal. Em sua carreira operística, interpretou e estudou papéis como Edgardo da ópera “Lucia di Lammemoor” em produção da “UNESPAR” em 2021, Elvino da ópera “La Sonnambula” na produção da CIA. Santa Cecília no Teatro Guaíra em Curitiba em 2022, Rodolfo na ópera “La Bohème”, Ernesto na ópera “Don Pasquale”, Tamino na ópera “A Flauta Mágica” de Mozart, Nemorino da ópera “O Elixir do Amor” de Donizetti, entre outros. Além de participações em oratórios como "San Filippo Neri" no oratório de mesmo nome do compositor “Scarlatti” apresentado pela "Claritas Pulcri" na Capela Santa Maria em Curitiba em 2021, e "Addamo" no oratório “Cain Ovvero il primo omicido”, também de Alessandro Scarlatti, apresentado na Capela Santa Maria em Curitiba em 2022. Na ária das canções de câmara brasileiras, já se apresentou com o pianista Thiago Teixeira em concertos intitulados “A canção de câmara brasileira”, que exploraram a músicas de vários compositores brasileiros, além de gravar todos os papéis de tenor em óperas e operetas da famosa compositora brasileira Chiquinha Gonzaga. Também é cantor solo do premiado coro masculino OttavaBassa e se apresenta com o coral como solista em importantes apresentações e canto, concursos e festivais.
Informações: Assessoria
Comments