The Exploited, ícone do punk, se despede dos palcos em quatro shows no Brasil
- Toca Cultural
- 2h
- 2 min de leitura
Evento em Curitiba, será no dia 7 de maio, no Tork n' Roll, e contará também com show completo do Ratos de Porão e outras três bandas

A veterana britânica The Exploited, uma das bandas mais importantes e mais influentes do cenário punk mundial, se despede dos palcos após 46 anos de intensas atividades e o Brasil recebe quatro destas apresentações especiais e de caráter histórico nesta semana, todas as datas ao lado do Ratos de Porão, mais um ícone da música pesada, que recém retornou de uma concorrida turnê mexicana.
Os shows são em Curitiba/PR, dia 7/05, Belo Horizonte/MG, dia 9/05, Rio de Janeiro/RJ, dia 10/05, e São Paulo/SP, dia 11/05. A realização é da Agência Sobcontrole.
A turnê de despedida dos palcos no Brasil acontece após 32 anos da estreia do The Exploited no Brasil, que aconteceu em 1993, no extinto Teatro Mambembe, em São Paulo. Além disso, Wattie Buchan sempre demonstrou respeito pelos punks brasileiros, elogiando bandas como Ratos de Porão, Cólera e Garotos Podres em entrevistas.
O The Exploited foi fundado pelo vocalista Wattie Buchan e seu moicano vermelho em 1979 na cidade de Edimburgo, na Escócia. A raiz da sonoridade da banda está no street-punk do fim da década de 70 e também no que posteriormente seria chamado de movimento Oi!
Dos primórdios aos dias atuais, o The Exploited é aclamado pelo punk agressivo, repleto de riffs e batidas ríspidas, às vezes flertando com o hardcore e o metal, com letras politizadas. Nas mensagens, eles bradam contra a mediocridade humana, violência da polícia e corrupção, além de ter músicas contra guerras.
São oito discos lançados, como os clássicos ‘Let’s Start a War’, ‘Death Before Dishonour’ e ‘The Massacre’, além de EPs, splits e participações em coletâneas, como na mundialmente reverenciada Oi! The Album, de 1980, feita pelo músico e jornalista Garry Bushell e lançada pela gravadora EMI Records.
The Exploited são muitas vezes creditados como precursores do street punk ou UK82 — um subgênero mais agressivo, direto. O álbum Punks Not Dead (1981) se tornou um manifesto para punks da segunda geração, cansados do que consideravam o “aburguesamento” do punk inicial.
E ainda influenciou bandas de thrash, crossover e até black metal, como Slayer, Sepultura e Mayhem. O som cru, rápido e agressivo da fase Beat the Bastards e Fuck the System ressoou além do punk.
Como curiosidade, antes de formar o The Exploited, Wattie Buchan serviu no exército britânico, uma ironia interessante considerando que a banda se tornaria símbolo da rebeldia anti-establishment. Ele saiu da carreira militar por não se encaixar com a autoridade, o que ajudou a moldar a atitude agressiva da banda.
SERVIÇO
The Exploited em Curitiba
Data: 7 de maio de 2025
Local: Tork n' Roll (Av. Mal. Floriano Peixoto 1695, Curitiba, PR)
Horário: 18h (abertura da casa)
Informações: Erick Tedesco