Passeio noturno sobre a história e as lendas da capital é realizado de van, com paradas imersivas e confraternização inusitada no final.

Sucesso de público desde outubro de 2024, o tour Curitiba Sombria já levou quase 400 pessoas para um mergulho na história e nas lendas da capital paranaense. Agora, o passeio noturno entrará em pausa, mas ainda é possível adquirir ingressos para as últimas duas sessões, que serão realizadas neste sábado (22), às 19h e às 21h30, pelo site Disk Ingressos.
No passeio, uma van circula pelo centro da cidade por duas horas, enquanto a mediadora, a jornalista Luciana Penante, conta as histórias e lendas dos locais visitados, com o apoio de imagens, paradas imersivas e surpresas. No roteiro eclético, têm vez as igrejas do centro histórico, o cemitério municipal, uma capela velatória, locais que foram – e que ainda são – palco de encontros de sociedades secretas e vários outros endereços, como a casa que abrigou uma “bruxa”.
O passeio reúne mais de 30 “causos” da capital paranaense, além de contar fatos de figuras importantes na história da cidade – tanto das amplamente reconhecidas, como o escritor Dalton Trevisan, o “vampiro de Curitiba”, quanto das marginais, como Sipriana, uma mulher negra acusada de bruxaria durante a inquisição, e a travesti Gilda. O tour termina com um final inusitado: uma imersão na noite curitibana, com direito a confraternização no restaurante Gato Preto.

Os participantes embarcam nos fundos da Praça João Cândido e, no final, recebem a opção de descer ou não no restaurante. Quem fica pode degustar a costela premiada do Gato e ouvir as histórias do garçom ‘Polaco’, há 22 anos na casa. Os mais curiosos ainda podem conhecer o misterioso “segundo andar” do local.
Como o nome sugere, o tour aborda temas sombrios, que vão desde a ‘aura’ da capital, até situações que envolvem o pior do ser humano – como violência, escravidão, feminicídio e abuso de substâncias. Quem não gosta de levar sustos pode ficar tranquilo: “não é um passeio de terror físico, o medo fica por conta das histórias”, revela a criadora.
Uma pausa, mas não um adeus
Desde seu início, no dia 26 de outubro de 2024, o tour Curitiba Sombria teve saídas lotadas em todos os sábados, com exceção do dia 4 de janeiro. Durante a pausa, novidades devem ser incorporadas ao projeto e novos produtos devem surgir. “Quem viver, verá”, provoca a idealizadora.
SERVIÇO:
Tour Curitiba Sombria
Data: 22 de fevereiro de 2025 - Duas últimas sessões: 19h e 21h30
Local: embarque nos fundos da Praça João Cândido, Largo da Ordem.
Ingressos: R$ 100 mais taxa da plataforma de vendas.
Vendas em:
Mais informações:
Informações: Luciana Penante
Comments