top of page

Trabalhando muito? Conheça 4 lugares para relaxar e desconectar em Curitiba

Curitiba possui cantinhos especiais para quem busca relaxar e curtir a cidade; conheça alguns deles e programe-se!

Bosque do Papa em Curitiba | Foto: Toca Cultural
Bosque do Papa em Curitiba | Foto: Toca Cultural

Fim de ano chegando e parece que o trabalho e o estresse pesam mais que o normal. E acontece mesmo! Um estudo realizado pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) aponta que durante o final do ano, o estresse chega a aumentar 75% em decorrência de gastos, excesso de eventos, metas a serem batidas, balanços e planejamentos anuais.


E nada melhor para combater o estresse que um bom passeio, feito com calma em um lugar diferenciado. Foi pensando nisso que listamos alguns lugares gratuitos - ou muito acessíveis - em Curitiba perfeitos para quem precisa tirar uma hora do dia - ou um período inteiro -, para respirar e pode se desconectar um pouco. Confira:

 

Almoço na Rua da Música e relax no Vale 

 

Para quem não tem muito tempo, uma opção é almoçar na Rua da Música, que inaugurou recentemente no Parque Jaime Lerner, e no pós-almoço curtir uma natureza no Vale da Música, projeto cultural apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco. Realizado na Ópera de Arame, o Vale da Música, além de oferecer música instrumental no Palco Flutuante de terça a domingo, ainda abre as portas do teatro para os visitantes.

Vale da Música | Foto: Vini Grosbelli
Vale da Música | Foto: Vini Grosbelli

E além de poder curtir a Ópera praticamente só para você, ainda é possível curtir o Caminho da Mata, espaço que fica aos fundos do teatro e possui uma exuberância de natureza.

Serviço: Endereço: Rua João Gava, 970 – Abranches.

 

Doces poloneses e passeio meditativo no Bosque do Papa


Que tal desacelerar e se permitir um instante de tranquilidade com um café especial na charmosa Kawiarnia Krakowiak? Localizada bem em frente ao Bosque do Papa, no coração do Centro Cívico de Curitiba, essa confeitaria polonesa é um convite ao descanso com sabor.


Além disso, um passeio pelo bosque, também pode ser revigorante. Com seus 48 mil metros quadrados de vegetação nativa, trilhas serenas e recantos silenciosos, este é um verdadeiro oásis urbano. Ideal para quem deseja meditar, refletir ou simplesmente se desconectar do barulho cotidiano, ele oferece uma experiência de reconexão com a natureza.

Doce bosque do papa
Kremówka Papieska, o doce do Papa | Foto: Toca Cultural

Depois de uma caminhada contemplativa entre árvores e sombras, nada melhor do que se acomodar na Kawiarnia Krakowiak e saborear um café fresquinho ou se deliciar com doces típicos da Polônia. Destaque para o doce que era o favorito do Papa João Paulo II, o

Kremówka Papieska, uma sobremesa polonesa de massa folhada com creme e açúcar de confeiteiro.


O ambiente acolhedor e os sabores tradicionais criam o cenário perfeito para renovar as energias. É a combinação ideal: natureza, cultura e uma pausa saborosa — tudo isso envolto em uma atmosfera de calma e tradição.


Serviço: Endereço: Travessa Wellington de Oliveira Vianna, 40, Centro Cívico.


Silêncio e muita natureza no Bosque Zaninelli

 

Espaço público, gratuito e que fica localizado em uma região privilegiada, próximo ao Parque Jaime Lerner. O Bosque, por muitos anos, abrigou a Universidade Livre do Meio Ambiente, mas hoje é um espaço administrado pela Prefeitura da Cidade. Com diversas espécies da flora e da fauna, o local possui uma natureza incrível, silêncio e mais de 37 mil metros quadrados de muita paz para ser explorada. O local fica aberto todos os dias das 08h às 18h.

Bosque Zaninelli - Foto: Toca Cultural
Bosque Zaninelli - Foto: Toca Cultural

Serviço: Rua Victor Benato, 210 - Pilarzinho

Para mais informações: Site Bosque Zaninelli


Água, caiaque e natureza no Parque Passaúna

 

A menos de 40 minutos do centro de Curitiba, um grande espaço repleto de natureza e até mesmo um rio para andar de caiaque. Esse é o Parque Municipal Passaúna, que durante os finais de semana fica muito cheio, mas durante as semanas é o espaço ideal para tirar umas horas e curtir a natureza. É carinhosamente chamada de praia curitibana.


Por lá ainda é possível visitar o mirante com mais de 12m de altura e de onde se pode avistar Campo Largo. No espaço também há uma trilha ecológica de 3,5km junto ao lago e à vegetação. Espaço perfeito para desconectar.

Parque Passaúna, a praia curitibana | Foto: Toca Cultural
Parque Passaúna, a praia curitibana | Foto: Toca Cultural

Serviço: Endereço: Final da Rua Eduardo Sprada, s/nº.



Informações: Ana Luísa NoAr Comunicação + Redação Toca Cultural

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page