Trupe Ave Lola estreia temporada de apresentações ao ar livre
top of page
Buscar

Trupe Ave Lola estreia temporada de apresentações ao ar livre

Serão três meses de espetáculos, começando por "Manaós - uma saga de luz e sombra", no jardim da Associação Eunice Weaver do Paraná, em Curitiba.

"Manaós"| Fotos: Elenize Dezgeniski

No próximo dia 13 de setembro, a Trupe Ave Lola de Teatro retorna depois de um ano e meio, com as apresentações do espetáculo “Manaós - uma saga de luz e sombra”, num parque, localizado no bairro Bacacheri, em Curitiba. Para assistir, o público deverá fazer sua reserva com antecedência no site da trupe. Cada apresentação terá até 50 lugares e as reservas podem ser distribuídas em grupos pequenos de até cinco pessoas. Os assentos serão separados individualmente ou em grupo, conforme as reservas, respeitando os distanciamentos.


Serão 20 apresentações, de 13 de setembro a 3 de outubro de 2021, às 14h30 ou às 20h30 em dias variados, sempre na Associação Eunice Weaver do Paraná, na rua Dr. Alarico Vieira de Alencar, 10, no Bacacheri.

“A arte é o espaço de afirmação dos valores simbólicos conquistados pela humanidade, logo, em momentos de crise e incertezas, é por meio da arte que resistimos e preservamos a noção de liberdade, de justiça, de solidariedade. É por meio da arte e do universo imaginário que nos é proposto fazermos o exercício de nos projetarmos para além da dor que a realidade histórica nos impõe”, declara Ana Rosa.

Ela conta que, durante três meses, a trupe funcionará num espaço alternativo que possibilite um retorno seguro e ao mesmo tempo caloroso. Para este retorno, será realizada essa 4ª temporada do espetáculo “Manaós - uma saga de luz e sombra”, espetáculo vencedor do Prêmio Gralha Azul em cinco categorias e com turnê na Europa prevista para 2022. Na sequência, está prevista a estreia do novo espetáculo da trupe, “Cão Vadio”, com apresentações que se estenderão de outubro a novembro.

A programação detalhada, com todas as datas e horários, está disponível no site da cia. Os ingressos serão cobrados através do sistema “Pague o quanto vale”, adotado desde o primeiro ano da trupe, onde a plateia assiste à peça e ao final efetua o pagamento de forma consciente.


Pensando na inclusão dos mais diversos públicos e formação de plateia, a temporada contará com programa em braille e quatro apresentações com tradução simultânea para libras e audiodescrição, além de bate-papos após as sessões. Como ações formativas, a trupe realizou gratuitamente para estudantes de instituições públicas de ensino, cinco masterclasses de diferentes áreas do teatro.


Todas as ações citadas, incluindo as apresentações fazem parte do projeto “Temporada do Espetáculo Teatral: A Pequena Abelha e a Árvore Alta”, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, sendo uma realização da Ave Lola e As Meninas Espaço de Criação e da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo. Com patrocínio de: Blau Farmacêutica, Brother International Corporation do Brasil, Cia de Cimento Itambé, Comtrafo, Renner Sayerlack, Accesstage, Eletrofrio, Aldo Solar, SIL, IG. Transmissão e Distribuição de Eletricidade, Lofra, Sollo Sul, Transmoreno, Paranagran, Vaccinar, Unimed Paraná, Tratorcase Máquinas Agrícolas S/A, Frango Granjeiro.

Cozinha Ave Lola

Como de costume, a Ave Lola sempre recebe seu público com afeto e comida. Na Ave Lola ao ar livre não será diferente. Laura Tezza, produtora executiva da trupe, anuncia que haverá um espaço gastronômico com comidinhas de rua.

“Queremos que o público sinta como se realmente estivesse na casa Ave Lola e achamos que a cozinha é uma das melhores formas de trazer esse acolhimento'', explica a produtora.

O cardápio traz comidas populares e saborosas como, churrasquinho, pastel, algodão doce, caldo de feijão, contando com opções vegetarianas e veganas.


Sinopse do Espetáculo

O espetáculo teatral “Manaós – Uma Saga de Luz e Sombra” dá continuidade à pesquisa poética da Trupe Ave Lola, que dessa vez se aventura na linguagem do melodrama trazendo como referência uma das formas mais populares do teatro brasileiro.


A história acontece na época áurea do ciclo da borracha, em Manaus de 1911. Três mulheres de povos distintos, trazidas pelo destino, encontram-se e são desafiadas a enfrentar os medos e as ameaças de uma dura realidade. A obra teve como disparadores o conto “Pequena-abelha e Árvore-alta”, da escritora acreana Jamilssa Melo, além de beber formalmente no universo fantástico proposto na obra de Hayao Miyazaki.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Ailén Roberto, Ana Rosa Genari Tezza, Caro Hampf, Cesar Matheus, Eduardo Giacomini, Helena Tezza e Regina Bastos

Texto e direção: Ana Rosa Genari Tezza

Direção musical: Jean Jacques Lemêtre

Assistente de direção: Giovana de Liz

Músicos: Arthur Jaime e Breno Monte Serrat

Dramaturgia: A Trupe

Conto de inspiração: Jamilssa Melo

Orientação de texto: Edson Bueno

Iluminação: Beto Bruel e Rodrigo Ziolkowski

Figurino: Eduardo Giacomini

Assistente de figurino: Helena Tezza

Intervenções no figurino e cenário: Sandra Hiromoto

Plástica do personagem: Maria Adélia e Trupe

Costureiras: Rose Mary Matias de Oliveira e Larissa Yeda Rodrigues Ruiz

Cenografia e adereços de cenário: Fernando Marés

Cenotécnico: Fabiano Hoffmann, Anderson Purcotes Quinsler e Paulo Batistela (Nietzsche)

Operadores de luz: Rodrigo Ziolkowski e Alexandre Leonardo Luft

Adereços de cena: Eduardo Santos

Produtoras (es): Dara van Doorn, Carlos Becker e Elza Forte da Silva Carneiro

Produção: Entre Mundos Produções Artísticas

Produção executiva: Laura Tezza

Comunicação e assessoria de imprensa: Larissa de Lima e Jamilssa Melo

Registro fotográfico e videográfico: Larissa de Lima

Fotógrafo: Maringas Maciel

Ilustrações e projeto gráfico: Gabriel Rischbieter

Tradução para libras: Jonatas Medeiros / Fluindo Libras

Roteiro de Audiodescrição: Brisa Teixeira

Consultor em Audiodescrição: Rafael Braz

Narração Audiodescrição: Raquel Carissimi e Brisa Teixeira

Cozinha Ave Lola: Mattheus Boeck

Manutenção do espaço: Francisco Theodoro

Parceiros de trajetória: Cléber Pereira Borges, Constantino Viaro, Ety Cristina Forte Carneiro, Jaime Lerner, João Tezza Neto, José Álvaro da Silva Carneiro, Lisiane Cardona, Mayling Ling, Moema Zuccherelli, Mônica Rischbieter, Samuel Ferrari Lago, Thamis Barreto, Valéria Bechara.

Agradecimentos: Isadora Hofstaetter, Luciana Patricia de Morais, Elisa Cordeiro Brito, Tania Campos, Ana Paula Marques dos Santos, Ademar da Silva brasileiro, Orgânicos Fruta-Café, Sítio Vale do Tigre, Luismar Antonio Martins Pinto, Lucilda Schemes Pereira e aos colaboradores da Associação Eunice Weaver (AEW).

Apoio: Associação Eunice Weaver do Paraná, Escrisul Consultoria & Contabilidade, Mago Jardineiro, Flora&Cultura, Lavanderia Blanche, Padaria do Alves, Tamanduá Iluminação, Santo Dolce, Celestiale, Sushi Zen, Escola Junshin.

Patrocínio: Blau Farmacêutica, Brother International Corporation do Brasil, Cia de Cimento Itambé, Comtrafo, Renner Sayerlack, Accesstage, Eletrofrio, Aldo Solar, SIL, IG. Transmissão e Distribuição de Eletricidade, Lofra, Sollo Sul, Transmoreno, Paranagran, Vaccinar, Unimed Paraná, Tratorcase Máquinas Agrícolas S/A, Frango Granjeiro.

Instituição Beneficiada: Hospital Pequeno Príncipe (HPP).

Realização: Ave Lola e as Meninas Produções Artísticas LTDA, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Serviço:

O quê: 4ª Temporada do Espetáculo Teatral “Manaós - uma saga de luz e sombra”.

Onde: Ave Lola ao ar livre - Teatro na tenda (Associação Eunice Weaver do Paraná, na rua Dr. Alarico Vieira de Alencar, 10, Bacacheri)

Quando: 13/9/2021 a 3/10/2021

Quanto: Sistema “Pague o quanto vale”

Classificação: Livre

Reservas e programação: http://www.avelola.net.br/

Informações: Jamilssa Melo

21 visualizações
bottom of page