Buscar

Um olhar para o passado que faz bem!

Em lançamento infantil, psicopedagoga trata sobre saúde mental ao propor um olhar amoroso e inclusivo para cada membro da família - até para os que já partiram.


Quando João Pedro, aos nove anos, descobriu que a vida é como um quebra-cabeças, tratou de juntar cada peça de amor para montar seu coração. Mas o que o deixava tão desanimado e introspectivo se todas as partes estavam no devido lugar? Uma peça faltava e estava perdida no passado, antes mesmo de ele nascer.


Os detalhes desta jornada real são contados de forma leve e lúdica no lançamento infantil Tenho um lugar para você, da psicóloga, pedagoga e psicopedagoga Luciane Pires, também mãe do protagonista. Estudiosa do campo da Constelação Familiar — técnica complementar de saúde mental —, Luciane conduz este enredo com base na vivência do filho. A partir do conceito de que certos sentimentos estão em nível inconsciente, percebe que o filho se torna uma criança mais feliz e comunicativa quando o convida para conhecer o passado dela e do pai.


Neste processo, João Pedro descobre que o primeiro filho de seu pai faleceu ainda bebê e também entende a importância do irmão que partiu, tão amado quanto os que ainda vivem.


Luciane explica que esta mudança de comportamento ocorre porque olhar para o passado é uma forma de respeitar e aceitar as pessoas e decisões tomadas. Ao entender esse conceito, as famílias podem dar outro rumo às relações, conduzir um diálogo mais naturalizado das situações de dificuldades e afastar da criança a ideia de que tem uma “família perfeita”.


Algo muito maravilhoso aconteceu, porque eu pude compreender que, quando soube do meu lugar, e coloquei o meu primeiro irmão no meu coração, senti que ficou completo.

(Tenho um lugar para você, pág. 14)


Mais do que contar uma única história de mudança, o livro, ilustrado pelo narrador-protagonista, apresenta um propósito maior: promover a saúde mental e a qualidade de vida familiar a partir da aceitação do início de cada história, os frutos, términos e recomeços.


Apesar de ser voltado para o público infantil, Tenho um lugar para você também chega nas estantes como um complemento educacional a professores, profissionais da saúde e pais que buscam respostas ou mudanças aos comportamentos e relacionamentos familiares.


Ficha técnica: Título: Tenho um lugar para você Autor: Luciane Pires Ilustrador: João Pedro Pires Moreira Editora: Editora Atman ISBN/ASIN: 978-65-995209-2-1 Páginas: 17 Formato: 23x16 Preço: R$ 42,50 Link de venda: Editora Atman


Sobre a autora: Luciane de Sousa Pires é psicóloga clínica há 30 anos e tem como segunda formação a Pedagogia. Atua como orientadora educacional no Atendimento Educacional Especializado, para estudantes que apresentam indicadores de altas habilidades/superdotação da rede municipal de ensino de Angra dos Reis. Como escritora, tem o objetivo promover possibilidades de ampliação de consciência e maior qualidade de vida em saúde mental.


Redes Sociais:

  • Facebook: Luciane De Sousa Pires

  • Instagram: @luci.anespires

Informações: Dielin da Silva

9 visualizações