Vannick Belchior lança seu primeiro EP e dá continuidade artística ao legado do pai
top of page
Buscar

Vannick Belchior lança seu primeiro EP e dá continuidade artística ao legado do pai

“Das Coisas Que Aprendi nos Discos” chega às plataformas digitais de música no dia 12 de agosto.

Não é de hoje que a paixão pela arte pulsa no coração dessa jovem cearense. Filha caçula de um dos maiores nomes da música brasileira, Vannick Belchior cresceu nos bastidores dos shows do pai, que já anunciava que ela seria cantora quando crescesse. Dito e feito! Ela lança seu primeiro EP “Das Coisas Que Aprendi nos Discos” no dia 12 de agosto. A data não é por acaso, neste mês ela completa um ano de carreira e nada melhor do que a proximidade do Dia dos Pais, para fazer essa dupla comemoração.


E não faltam motivos para celebrar. Esse trabalho traz uma fusão da filha com o pai que dá continuidade a arte e a criatividade do cantor e compositor. Com autenticidade que é uma de suas características e coragem, a cantora apostou em uma nova roupagem, mais contemporânea, para interpretar músicas clássicas do repertório de Belchior, que traduzem a sua essência. Depois de mergulhar nesse universo particular e familiar, ela selecionou a dedo “Como nossos pais”, “Sujeito de Sorte”, “Apenas Um Rapaz Latino Americano”, “Galos, Noites e Quintais”, “Paralelas” e “ De Primeira Grandeza” que chega com direito a um clipe inédito gravado no Teatro José de Alencar, em Fortaleza.

“ Escolhi “De Primeira Grandeza” para ser a minha faixa de trabalho, pois além de haver grande identificação com meu sentimento pela trajetória na música, ainda espelha a subjetividade da arte na esfera humana, seja ela de essência feminina ou masculina, de todos os sentidos. Além disso, é uma canção que meu pai não explorou tanto, o que me permite desenvolver na letra e musicalidade, a minha própria forma de expressar o que eu sinto da canção. Ademais, a gravação foi feita em um teatro tradicional de Fortaleza, e que meu pai também gostava muito. A ideia do clipe, foi unir todas as expressões artísticas aos olhos de quem assiste, a dança, o teatro, a música e a pintura, trazendo elementos lúdicos que transmitem a sensibilidade da arte como um todo”, completa a cantora.

Lançar esse projeto, com músicas do pai, marca um ciclo para Vannick, que passou por um processo de reparação afetiva e de encontro com sua ancestralidade. O público vai sentir a emoção e se identificar com a proposta verdadeira e autêntica da artista, que vai muito além da semelhança física com o Belchior. “A música me aproxima da energia do meu pai, sinto muito a presença e principalmente quando canto. Temos uma união astral e tenho certeza que ele está orientando e conduzindo meus caminhos”, explica Vannick.


Sobre Vannick Belchior

Filha caçula de um dos maiores nomes da MPB, Vannick Belchior traz no DNA a paixão pela arte e o sangue nordestino. Aos 25 anos, ela inicia sua carreira artística, com a mesma idade em que seu pai começou a sua. Aliás, ele já dizia que ela seria cantora desde muito nova. Coincidência ou não, a música sempre pairou sua vida e o encantamento por esse universo também floresceu no coração. Ela sabia que em algum momento da sua existência, o amor pela arte pulsaria mais forte.


Durante um tempo esse sentimento ficou adormecido e ela partiu para outros caminhos. A menina cresceu e ingressou na faculdade de direito. Um pouco antes da formatura, ela foi assistir a um show do Tarcísio Sardinha, que pediu para ela subir ao palco e cantar com ele uma música do pai. Depois da participação, ele ficou impressionado com o timbre e a semelhança artística entre os dois. A partir desse encontro, uma virada de chave aconteceu na sua vida.


Como ela mesma afirma, em 2021, após a formatura, decidiu seguir essa “Selvageria da Alma”, quando a vida te aponta uma direção e você precisa trilhar esse caminho. Seguindo seus instintos e sua ancestralidade, a cantora sentiu que era o momento de dar continuidade artística e criativa à voz do pai. Em 2022, gravou seu primeiro EP “Das coisas que aprendi nos discos”, lançado em agosto.



Informações: Beatriz Cavalcanti

10 visualizações
bottom of page