Álbum de memórias do CTB Querência Santa Mônica conduz apresentação virtual 2020
top of page
Buscar

Álbum de memórias do CTB Querência Santa Mônica conduz apresentação virtual 2020

Integrantes vão reviver melhores momentos do Festival Folclórico de Etnias do Paraná, na primeira edição online do evento.


O Festival já é tradição no palco do Teatro Guaíra. Todos os anos, os grupos folclóricos associados à Aintepar se reúnem para celebrar a cultura e as danças das diferentes etnias que vivem no Paraná. Porém, em 2020, a pandemia de coronavírus afetou o calendário de apresentações e o evento precisou passar por uma adaptação para ser realizado de modo virtual, a partir do dia 15 de agosto.

O Centro de Tradições Brasileiras Querência Santa Mônica, com seus mais de 30 anos de atividades, resolveu então aproveitar o momento para inovar e criar uma apresentação que reforça a participação da tecnologia. Um tema que não poderia ser mais atual! Ao mesmo tempo em que estamos “sozinhos” em casa, a internet se tornou a principal ferramenta para ampliar e aproximar as relações entre os seres humanos, mesmo distantes.


Roger Esteves Filho é diretor artístico do grupo. Integrante do CTB há 9 anos, ele conta que o tema escolhido reflete muito essa saudade que todos estão sentindo das danças e das festas tradicionais. Um entusiasmo que sempre foi tão marcante para o grupo, mas que ao longo desse período de isolamento social abriu espaço para a solidariedade.

“O CTB é composto por 140 dançarinos e mais de 250 integrantes ativos, em todas as funções relacionadas a parte artística. E foi por meio da internet que, durante dois meses, realizamos uma grande gincana para arrecadar e doar alimentos e roupas a pessoas carentes, moradores dos bairros em torno do CTG. Criamos também algumas provas divertidas e conseguimos, com isso, manter o grupo unido e, ao mesmo tempo, atender a muita gente necessitada”.


A 1º Gincana Moniquense, finalizada em junho, arrecadou 268 cestas básicas, 5365 kg de alimentos, 450 litros de leite e 13299 peças de roupas. Um orgulho para todos do grupo que não mediram esforços para humanizar as relações virtuais em meio a pandemia, para que esse projeto acontecesse.


Porém, a saudade do Festival Folclórico de Etnias motivou a criação de um roteiro para a edição deste ano que pudesse relembrar os melhores momentos das últimas dez edições. O tema será uma viagem no tempo, trazendo vários integrantes relembrando seus personagens nas edições de 2010 a 2019, e contando um pouco da história de cada uma das apresentações.


O espetáculo do CTB no Festival será no dia 25 de agosto, às 20h, com transmissão nos canais oficiais do evento.


E apesar de toda essa saudade, Roger sabe que não é possível retomar as atividades logo, por isso garante que o CTB vai aguentar firme, pelo bem maior de todos.

“Sabemos que a cultura em si será uma das últimas atividades a voltar ao normal. E temos, por princípio, sempre zelar pelos nossos integrantes e familiares. Por esse motivo não pretendemos voltar as atividades antes da liberação total das autoridades de saúde. Enquanto o vírus estiver circulando, será sempre um risco ter qualquer atividade!"


Mesmo com grande número de integrantes, o grupo não teve o registro de nenhum caso de contaminação pela Covid-19. Entretanto, para isso, precisou-se abrir mão de uma série de atividades presenciais e eventos que, naturalmente, foram cancelados ao longo do ano.


“Em tempos normais, participaríamos de vários eventos e concursos, que foram cancelados e outros adiados. Dentre eles, o Festival Internacional Quintero Une Fronteras, no Chile, em março, que precisou ser cancelado. A pandemia nos deixou um ano praticamente sabático, mas tudo tem seu propósito”.

Roger destaca que, de alguma maneira, o inusitado trouxe um grande aprendizado a todos.

“Nesse tempo percebemos o quanto tudo aquilo que fazemos nos faz falta e o quanto amamos tudo isso! Que esse tempo sirva para nos reinventarmos e sermos cada vez melhores naquilo que nos propomos, que sejamos cada vez mais propagadores do folclore”.
 

Galeria de imagens do CTB no Festival em anos anteriores:







215 visualizações
bottom of page