Ópera João e Maria tem entrada franca em Curitiba. Confira as datas:
- Toca Cultural
- há 8 horas
- 3 min de leitura
Orquestra Ladies Ensemble encena tradicional apresentação em curta temporada no Auditório Regina Casillo.

Como já virou tradição na véspera do Natal em Curitiba, a orquestra Ladies Ensemble vai encenar a ópera “João e Maria” em curta temporada no Auditório Regina Casillo. Pelo terceiro ano consecutivo, este clássico mundial ganha os palcos curitibanos com a orquestra. Vão ser quatro apresentações: dia 19/12 (sexta-feira) às 20h, dia 20/12 (sábado) às 17h30 e dia 21/12 em duas sessões, às 10h30 e às 17h30. A entrada é franca.
Contando com sete cantores líricos de destaque como solistas e mais sete músicos convidados, a orquestra interpretará a obra de Engelbert Humperdinck numa montagem especial para celebrar o final de ano, apresentada em português. Junto com “O Quebra-Nozes”, este espetáculo se tornou uma tradição mundial no período natalino, com apresentações em teatros de todo o planeta. A realização é da Fundação Cultural de Curitiba, Ladies Ensemble e Solar do Rosário.
A ópera “João e Maria”, ou “Hänsel und Gretel”, no original em alemão, é um dos maiores ícones da música. Foi composta por Engelbert Humperdin e estreou em 1893, tendo como base um conto de fadas dos irmãos Grimm, publicado pela primeira vez 81 anos antes. O enredo narra a aventura de dois irmãos que enfrentam sozinhos os perigos de uma floresta sombria, onde se embrenham para superar tempos difíceis de fome e muitas provações.

Apesar da temática ligada ao universo infantojuvenil, a ópera composta por Humperdin tem grande complexidade e maturidade musicais, tendo sido gravada por intérpretes de renome internacional. Sua estreia se deu em 23 de dezembro de 1893, em Weimar, Alemanha, sobre regência de Richard Strauss. Desde então, vem encantando públicos de todas as idades.
“João e Maria” também foi a primeira ópera da história a ser transmitida pelo rádio, em 1923, a partir do Covent Garden Opera, em Londres. Oito anos depois, no Natal de 1931, gerou outro marco mundial: foi a primeira ópera completa transmitida ao vivo, também pelo rádio, em encenação no Metropolitan Opera, em Nova York.
Montagem curitibana
A ópera tem direção artística e musical de Fabiola Bach Akel, direção cênica de Bruna Steudler, cenografia de Daniel Marques e arranjos e regência de Alexandre Brasolim. Os cantores solistas são: Karolyne Liesenberg (Maria), Ana Paula Machado (João), Thiago Montero (pai), Adriana de Almeida (mãe), Helen Tormina (bruxa), Yoran Sebastian (gênio do sono), Luiza Girnos (fada do orvalho).

Além das 22 musicistas da Orquestra, sobem ao palco os músicos convidados: Maria Cristina Kalinowski Canestraro (violino), Romildo Weingartner (violoncelo), Aderilson F Couto (trompete), Levi Alexandre (trompa), Maicon Alves (oboé), Gabriel Kling (clarinete) e João Vitor Junior (fagote).
PARA TODOS OS PÚBLICOS
Fundadora e também musicista das Ladies Ensemble, Fabiola Bach Akel reforça que esta ópera costuma agradar muito todas as faixas etárias de público. “É uma montagem consagrada especialmente na época do Natal, com uma música belíssima que envolve todo o tipo de público, sempre fazendo sucesso com adultos e crianças. Para os pequenos, é uma ótima porta de entrada para o universo operístico”, comenta. “Esta obra é muito fácil de ouvir, mas por outro lado bem difícil de executar, exigindo grande esforço técnico da orquestra e dos solistas”.
A primeira montagem da ópera pelas Ladies Ensemble foi em dezembro de 2023, com grande sucesso. A partir daí, virou tradição e entrou para o calendário oficial de Curitiba no mês do Natal.
Fotos: Marcelo Elias
Serviço:
João e Maria – Ópera com a Orquestra Ladies Ensemble
Endereço: Auditório Regina Casillo (Rua Lourenço Pinto, 500 - Centro, Curitiba - PR)
Quando: dia 19/12 (sexta-feira) às 20h, dia 20/12 (sábado) às 17h30 e dia 21/12 (domingo) em dois horários: às 10h30 e às 17h30.
Entrada franca: retirada de ingressos no local, na hora do espetáculo.
Informações: FC Comunicação | Assessoria de Imprensa


































Comentários