Acampamento Musical de Meninas tem 1ª edição em Curitiba. Inscrições vão até 31 de outubro
top of page
Buscar

Acampamento Musical de Meninas tem 1ª edição em Curitiba. Inscrições vão até 31 de outubro


O projeto internacional e voluntário Girls Rock Camp está com inscrições abertas para sua edição inicial em Curitiba, que acontece entre os dias 15 e 20 de janeiro de 2018. Durante seis dias, meninas de 10 a 17 anos poderão participar de uma colônia de férias musical diurna, com atividades que vão desde tocar um instrumento até se apresentar em um show, passando pela formação de banda e composição de canções.

Com o apoio de uma produtora e uma empresária, as campistas vão conviver como uma banda e preparar um show de encerramento aberto aos pais e à comunidade. As práticas de música e ensaios serão alternadas com palestras e oficinas com conteúdo voltado ao empoderamento feminino. O acampamento será realizado das 9h às 17h, na sede 2 da Escola Projeto 21, localizada no bairro Mossunguê.

“As meninas vão criar bandas compostas por guitarra, baixo, vocal, teclado e bateria, mas não é necessário ter experiência musical para participar. Elas poderão desenvolver valores como liderança, criatividade, colaboração, pensamento crítico e respeito às diferenças. Queremos mostrar que toda menina pode ser protagonista e fazer tudo que quiser”, conta a produtora cultural Roberta Cibin, que coordena o projeto com outras voluntárias.

Como se inscrever?

O Girls Rock Camp Curitiba terá 36 vagas, preenchidas conforme a ordem de inscrição. Para participar, é necessário responder o formulário disponível neste link. O documento tem perguntas direcionadas à pessoa responsável e outro campo específico para a campista. O prazo para se inscrever termina no dia 31 de outubro e a confirmação será enviada às participantes no dia 13 de novembro.

A taxa de inscrição custa R$ 350 por campista. O valor será destinado para cobrir os custos do projeto, que é promovido voluntariamente, sem fins lucrativos e com fundos limitados. “Graças ao suporte de nossa rede de mulheres apoiadoras, vamos oferecer almoço às campistas. Já os lanches da manhã e da tarde deverão ser trazidos de casa pelas meninas”, explica a produtora cultural.

Para tornar o projeto acessível a todas as candidatas, as inscrições de oito meninas serão subsidiadas com bolsa parcial ou total pelo Girls Rock Camp Curitiba. “Com a arrecadação de fundos que vem sendo realizada durante todo o ano e a dedicação das nossas voluntárias e da comunidade, nossa intenção é criar um evento que inclua todas as famílias, independente de seus recursos financeiros”, afirma Roberta.

Sobre o Girls Rock Camp

O Girls Rock Camp pode ser resumido como uma semana de atividades que buscam ajudar garotas a construírem seu amor próprio por meio de uma programação que inclui educação musical e performance, palestras sobre empoderamento e justiça social, modelos positivos de conduta e desenvolvimento de habilidades de colaboração e liderança.

O projeto nasceu há 16 anos, em Portland (Oregon, EUA). Posteriormente, foi criado o Girls Rock Camp Alliance, que orienta a promoção dos acampamentos em todo o mundo. Em 2013, surgiu o Girls Rock Camp Brasil. Pioneiro na América Latina, o projeto mantém o propósito de empoderar meninas, incentivando a equidade de gênero por meio da música.

Curitiba será a terceira cidade brasileira a receber a iniciativa, que já ocorre em Sorocaba (SP) desde 2013 e, recentemente, também foi realizada em Porto Alegre (RS). É possível apoiar a realização do evento curitibano de diversas formas, basta conhecer as possibilidades de contribuição no site www.girlsrockcampcuritiba.org.

4 visualizações
bottom of page