Mostra de cinema sobre David Bowie, com 24 filmes, reúne títulos raros e famosos
top of page
Buscar

Mostra de cinema sobre David Bowie, com 24 filmes, reúne títulos raros e famosos


Entre os dias 20 e 28 de fevereiro, o público curitibano poderá ter acesso a uma série de filmes em homenagem ao astro David Bowie. A mostra itinerante de cinema, promovida pela Caixa Cultural, recebeu o nome de "O Homem que Caiu na Terra", que vai contar com uma retrospectiva dos filmes e um Ciclo de Ideias sobre o legado do artista, que marcou não apenas a música, mas também a moda, o comportamento e o cinema.

Bowie escreveu roteiros, dirigiu videoclipes, assinou trilhas sonoras e atuou em dezenas de filmes e programas de TV em seus mais de 40 anos de carreira. Esse período de quase meio século da cultura pop é percorrido na programação da mostra O Homem que Caiu na Terra, que reúne filmes de ficção de curta, média e longa durações.

Os títulos apresentados reúnem desde clássicos – como o longa-metragem que dá nome à mostra, O Homem que Caiu na Terra (1976) – até obras mais obscuras, como curtas-metragens nos quais Bowie atuou nos anos 1960 e 1970, e também filmes infantis notórios.

Entre os destaques, estão sucessos de público como Labirinto – A magia do tempo (1986); Eu, Christiane F., 13 anos, drogada e prostituída (1981); e o cult Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992), de David Lynch.

A mostra também traz curtas-metragens raros, como The Image (1969), que é o primeiro filme da carreira de Bowie nas telas; e dois outros com atuação e roteiro de David Bowie: Pierrot in Turquoise or The Looking Glass Murders (1970) e Jazzin' for Blue Jean (1984).

Vale ressaltar que o precioso filme Fome de Viver (1983), que reúne David Bowie, Catherine Deneuve e Susan Sarandon no elenco, conta com legendas descritivas para deficientes auditivos em sua exibição.

No Ciclo de ideias, a programação contará com um bate-papo sobre Berlim e a influência da cidade na obra de Bowie, com a participação do jornalista cultural Abonico Smith e do DJ Hermes Pons, no dia 21 de fevereiro, às 19h; e um debate sobre o milenar interesse do ser humano por substâncias psicoativas e sua relação com a contracultura, com a presença do jornalista musical e escritor Alessandro Andreola e do músico e pesquisador cultural Cassiano Fagundes, no dia 23 de fevereiro, às 19h.

Essa programação paralela é gratuita, e os debates contam com tradução simultânea em LIBRAS. Para participar, basta retirar o ingresso meia hora antes do evento. A Caixa Cultural fica na rua Conselheiro Laurindo, 280, no Centro de Curitiba.

21 visualizações
bottom of page