Documentário conta história da cerveja artesanal no Brasil
top of page
Buscar

Documentário conta história da cerveja artesanal no Brasil


"Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil" é uma produção audiovisual paranaense que mostra um panorama da produção cervejeira independente no país. Inicialmente exibido em eventos, o filme, que agora pode ser assistido na internet, também foi lançado em DVD, com cópias enviadas para os colaboradores que viabilizaram o trabalho por meio de financiamento coletivo.

O documentário conta a história da Petroleum, bebida criada por cervejeiros caseiros de Curitiba e que ganhou grande visibilidade nos últimos anos, com a redescoberta do processo artesanal da produção de cerveja. Hoje em dia, graças ao aquecimento do mercado, muitas receitas são produzidas em escala comercial, em micro cervejarias espalhadas por todo país.

É um retrato da comunidade de cervejeiros brasileiros, do renascimento do mercado de cervejas no Brasil e do assédio das grandes empresas às cervejarias artesanais. Com depoimentos e entrevistas, mostra a trajetória de alguns dos principais produtores de cerveja, com destaque para o norte-americano Pete Slosberg. Ele foi o criador da Pete’s Brewing Co., cervejaria que é apontada como uma das líderes da Revolução Cervejeira que ocorreu nos Estados Unidos a partir da década de 1980. Ela acabou sendo vendida e todas as receitas criadas por ele foram alteradas.

Crowdfunding

A produção do filme foi viabilizada graças a 555 apoiadores, de 18 estados do país, através de um "crowdfunding" realizado no site Catarse. A direção ficou a cargo do cervejeiro Luiz Felipe Araujo, que além de sócio da DUM Cervejaria, ao lado de Murilo Foltran e Júlio Moutinho, é formado em cinema pela FAAP de São Paulo. O roteiro leva a assinatura do roteirista curitibano Fernando Marés de Souza e a produção é assinada pela Arte em Cena Filmes junto com a DUM Cervejaria.

81 visualizações
bottom of page