Museu Caraffa de Córdoba, na Argentina, se soma às comemorações dos 25 anos da Bienal de Curitiba
top of page
Buscar

Museu Caraffa de Córdoba, na Argentina, se soma às comemorações dos 25 anos da Bienal de Curitiba


O Museu Emilio Caraffa, em Córdoba, na Argentina, integra a programação de exposições da Bienal de Curitiba na edição especial e comemorativa aos 25 Anos de história da Bienal, celebrados em 2018. Na próxima quinta-feira (09), será inaugurada a exposição fotográfica “Interior Anterior”, do artista curitibano André Nacli.

Além da mostra em Córdoba, a Bienal de Curitiba estará presente em diversos outros espaços culturais de cidades América do Sul, como Assunção, no Paraguai, onde haverá mostras no Museu do Barro, Fundação Texo e Galeria Lívio Abramo do Centro Cultural da Embaixada do Brasil no Paraguai, além de Montevidéu, no Uruguai.

Em outubro, inicia a programação de exposições em Curitiba. Posteriormente, todas as exposições serão registradas e publicadas em catálogo da Bienal de Curitiba 2018 | 25 Anos, material que será difundido no Brasil e em outros países como Paraguai, Argentina e Uruguai.

As ações de cooperação cultural com museus e instituições de países do Mercosul fazem parte do projeto de expansão das atividades da Bienal de Curitiba, que amplia sua programação para diversas cidades do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

O Museu Caraffa, um dos principais da América Latina, abre suas portas ao público de terça à domingo, das 10h às 20h. A abertura da exposição “Interior Anterior”, de André Nacli, será às 19h30, do dia 09 de agosto de 2018, na Sala 01 do museu.

Sobre o Artista e a Exposição

André Nacli nasceu em Curitiba, Paraná, onde atualmente vive e trabalha. Cursou arquitetura e o interesse pela área se perpetuou, refletindo na forma em que enxerga o mundo arquitetônico com o mundo natural. O tempo, o silêncio e as forças da natureza e a obra do homem são temas recorrentes em seus trabalhos. Explorações pela cidade natal e viagens pelo mundo resultaram em séries fotográficas diversas as quais revelam a interação do fotógrafo com lugares tão distintos.

A amostra de Nacli é uma série de fotografias cuja poética liga de um modo poderoso mas delicado, a ordem natural da existência com a ordem cultural: aquela que a humanidade procura estabelecer no mundo. As imagens aparecem como limiares, espaços possíveis onde a dominação do homem sobre a natureza ocorre, ou vice-versa, onde seu fracasso é evidente. O crítico de arte paraguaio Tício Escobar assina a curadoria da mostra.

Sobre Córdoba

Córdoba é um importante centro cultural, econômico, educacional, financeiro e de entretenimento da região. Considerada a segunda cidade mais importante da Argentina, está localizada na região central do país, em ambas as margens do rio Suquía. É a segunda cidade mais populosa depois de Buenos Aires e a mais extensa do país.

Sobre a Bienal de Curitiba 25 Anos

A pré-programação da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba 2018 | 25 anos conta com diversas exposições por cidades da América do Sul de junho a novembro de 2018.

Referência em arte contemporânea, sendo reconhecida pela imprensa especializada como um dos principais eventos de arte do circuito mundial, em 2018 a Bienal de Curitiba completa 25 anos. Em comemoração, do dia 18 de outubro a 31 de dezembro de 2018 acontecerá uma edição especial, com uma mostra a ser realizada no Museu Oscar Niemeyer - MON. Além da mostra, outros centros culturais da cidade e espaços públicos se somam às comemorações dos 25 Anos da Bienal, com intervenções urbanas e exposições em galerias e museus. Nesta edição, haverá uma intervenção pelos ônibus da Rede Integrada de Transporte e terminais urbanos, com exibição de videoarte, aproximando a arte do cotidiano dos curitibanos.

As exposições desta edição apresentarão retrospectivas de artistas de destaque que já passaram por edições anteriores da Bienal e terá curadoria de Tício Escobar. Tício Escobar foi curador da Trienal do Chile, da Bienal de Valência (Espanha), Bienal do Mercosul, Bienal de Veneza e curador fundador, juntamente com o argentino Miguel Briante, da Bienal de Curitiba, em 1993.

A Bienal de Curitiba 2018 | 25 Anos é uma realização do Ministério da Cultura do Governo Federal, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, e da Fundação Cultural de Curitiba da Prefeitura Municipal de Curitiba, em parceria com o Museu Emilio Caraffa de Córdoba, Argentina.

Informações: Vitória Gabardo | Assessoria Bienal de Curitiba

7 visualizações
bottom of page