Buscar

Retrospectiva da obra gráfica de Claudio Tozzi fica em cartaz em Curitiba até janeiro


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta de 7 de novembro a 6 de janeiro a exposição "Emblemas da Cultura Brasileira: Retrospectiva da obra gráfica de Claudio Tozzi". A mostra traz uma visão panorâmica da obra gráfica do artista nos últimos 50 anos. Apresenta soluções técnicas coerentes com cada fase de sua produção pictórica, utilizando variados processos de reprodução gráfica: serigrafia, xerox, litografia, gravura em metal, zinc off-set e digitografia.

A mostra é resultado de uma pesquisa do curador e historiador Manuel Neves, realizada na École dês hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris, que investigou a produção da arte brasileira na segunda metade da década de 60, onde a obra de Claudio Tozzi ocupa destacado lugar. A pesquisa em idioma francês (ainda não publicada no Brasil) que tem como título: “Image Pop: Pop art presence et negation dans l’art brésilien des années soixante“, foi editada na Europa pela Édition Universitaires Européennes, Sarrebruck.

Segundo o curador Manuel Neves, Claudio Tozzi é um artista fundamental na cena contemporânea brasileira. Sua obra, como a dos artistas mais importantes de sua geração, articula uma mudança radical no estatuto da imagem artística, tomando e reprogramando os modelos visuais projetados pelos meios de comunicação e a indústria do espetáculo, para produzir uma obra figurativa, chamada genericamente no mundo anglo-saxão pop art.

As imagens referentes à exposição englobam toda a produção de Tozzi em suas diversas fases: multidões, bandido da luz vermelha, astronautas, parafusos, cor pigmento luz, recortes até a mais recente - territórios.

A Galeria da Caixa Cultural fica na Rua Conselheiro Laurindo, 280 - no centro de Curitiba. A entrada é gratuita.

#ClaudioTozzi #CAIXACulturalCuritiba #ManuelNeves #ÉcoledêshautesEtudesenSciencesSociales #ÉditionUniversitairesEuropéennes #Sarrebruck

12 visualizações