Rock de Galpão faz show de lançamento de DVD em Curitiba
top of page
Buscar

Rock de Galpão faz show de lançamento de DVD em Curitiba


Na noite de 22 de novembro, às 21h, o pequeno auditório do Teatro Positivo, em Curitiba, receberá o show de lançamento do DVD “10 Anos na Estrada”, do grupo gaúcho Rock de Galpão. Os ingressos podem ser adquiridos pelo DiskIngressos e variam de R$ 31 a R$ 56.

O trabalho audiovisual foi gravado em shows nas capitais de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba e na cidade argentina de San Isidro, em setembro de 2017. O material relata a aventura da banda durante as viagens e conta com as participações especiais de Humberto Gessinger, Gilberto Monteiro, Neto Fagundes, Gutcha Ramil, Hossam Ramzy, Rédea Solta, João Lopes, João Triska, Cau Bornes, Franco Luciani e da renomada cantora argentina Valeria Lynch.

"Eu reconheço que sou um grosso" - Rock de Galpão. Assista:

Os gaúchos mesclam as sonoridades regionais do sul da América Latina com as mais contemporâneas e universais formas de fazer música. O projeto é conduzido por Tiago Ferraz (voz e guitarra), Rafa Schuler (guitarra e vocais), Guilherme Gul (bateria), “Mestre Kó” (teclados e vocais), David Fontoura (contrabaixo) e Guilherme Goulart (acordeom).

“O Rock de Galpão – 10 Anos na Estrada é resultado de um trabalho sério, respeitoso e dedicado em prol da universalização do acesso à rica cultura do Rio Grande do Sul, estado brasileiro que tem enorme semelhança cultural com o Uruguai e a Argentina. Temos certeza de que, em cada cidade por onde a turnê passar, ela estará contribuindo para sensibilizar positivamente as pessoas e oportunizando uma nova visão sobre o cancioneiro gaúcho e sua preservação como parte importante da cultura brasileira e da América Latina”, afirma Tiago Ferraz, vocalista e produtor responsável pela captação de recursos do projeto.

O espetáculo em Curitiba terá como convidados os músicos paranaenses João Lopes, o ‘Bicho do Paraná’, e de João Triska, que vai tocar ao lado da banda Rock de Galpão interpretando a tradicional canção “As mocinhas da cidade”, de Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, além da participação especial do Maestro Hique Gomez (Tangos e Tragédias) e do artista plástico Mai Bavoso. O evento tem o apoio cultural e a participação das Invernadas dos CTGs Vinte de Setembro e Querência Santa Mônica, que irão coreografar com a arte da dança algumas canções do show.

ROCK DE GALPÃO

Criado em 2007 em Porto Alegre (RS), o Rock de Galpão surgiu com o objetivo de resgatar e valorizar a cultura da música feita no Sul do Brasil e da América Latina. Nesses dez anos, o grupo já se apresentou na Argentina e em estados como Paraná, Santa Catarina e Brasília, além do próprio Rio Grande do Sul.

Batizado por Bagre Fagundes e abençoado por Paixão Côrtes, Luis Carlos Borges e Nico Fagundes – nomes que representam a cultura gaúcha tradicionalista –, o Rock de Galpão gravou seu primeiro DVD em 2010, em Caxias do Sul, com a participação do cantor e compositor Neto Fagundes, e com o qual o projeto foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música daquele ano. Já em 2014 o grupo gravou o DVD Rock de Galpão Vol. II: Ao Vivo nas Missões, que é o registro do show realizado na cidade de Santo Ângelo, em frente à Catedral Angelopolitana, monumento histórico da cultura da região missioneira. O trabalho recebeu cinco indicações ao Prêmio Açorianos de Música: Álbum do Ano; DVD do Ano; Produtor Musical (Estado das Coisas e Hique Gomez); Melhor Álbum Pop e Melhor Intérprete Pop (Tiago Ferraz), sendo vencedor nas duas últimas categorias.

O grupo foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música em 2010 pelo CD/DVD Rock de Galpão Ao Vivo e gravou seu segundo DVD em 2014. Rock de Galpão – Vol. II: Ao Vivo nas Missões é o registro do show que aconteceu em frente à Catedral Angelopolitana – monumento histórico da cultura missioneira. Em 2015 o Vol. II recebeu cinco indicações ao Prêmio Açorianos de Música: Álbum do Ano; DVD do Ano; Produtor Musical (Estado das Coisas e Hique Gomez); Melhor Álbum Pop e Melhor Intérprete Pop (Tiago Ferraz), sendo vencedor nas duas últimas categorias.

As culturas espanhola, africana e indígena, entre outras tantas que formam o Rio Grande do Sul, deixaram um grande legado musical ao cancioneiro gaúcho. Dessa forma, o projeto contribui para a pesquisa, o resgate e a valorização da cultura, aproximando o público da diversidade de ritmos como a milonga, o xote e o chamamé, e da linguagem poética, característica da região. Grandes autores como Lupicínio Rodrigues, Vitor Ramil, Jayme Caetano Braun, Noel Guarany, Mário Barbará, Nico e Bagre Fagundes, Elton Saldanha, Luiz Coronel, Apparicio Silva Rillo, Atahualpa Yupanqui, Gildo de Freitas e Cenair Maicá, entre outros, compõem o repertório do Rock de Galpão.

30 visualizações
bottom of page