Primeiro longa de ficção da paranaense Ana Johann começa a ser gravado em São José dos Pinhais
top of page
Buscar

Primeiro longa de ficção da paranaense Ana Johann começa a ser gravado em São José dos Pinhais


Tiveram início na última semana, na região rural de São José dos Pinhais, as filmagens de “A Mesma Parte de um Homem” primeiro longa-metragem de ficção da diretora Ana Johann. A produção é da Grafo Audiovisual e a distribuição da Olhar Distribuição. Na trama, Renata é uma mulher de quarenta anos que vive na vila rural com seu marido e uma filha adolescente. Inicialmente, ela concebe o medo como um sentimento corriqueiro, mas ao passar por algumas situações, começa a encontrar o desejo e a pulsação da vida.

A história e as personagens têm muito da experiência pessoal da diretora Ana Johann, que viveu até os 14 anos em uma vila rural no interior do Paraná. “‘A Mesma Parte De Um Homem’ é sobre pessoas que cruzaram o meu caminho, memórias da minha infância mas ao mesmo tempo, travestidas em outros corpos, em outras histórias, já que como contadora de histórias eu posso simular mundos e possibilidades (...)Penso que existem muitos filmes no mundo e o mais importante e honesto é eu escrever sobre o meu universo que foi inicialmente rural e que continua sendo muito forte em mim. Eu saí deste lugar, mas estas pessoas estão de certa forma impregnadas em mim”, ela explica.

Um dos fios condutores da narrativa é a busca da protagonista pela liberdade de decidir sua própria vida. Com esse olhar, a presença feminina se consolida tanto na narrativa como na formação da equipe de produção, por isso a maior parte dos profissionais da equipe são mulheres. A questão de papéis sociais pré determinados pela questão de gênero também se faz presente na narrativa “O filme também fala de papéis construídos pela sociedade do que é ser homem, do que é ser mulher e eu enquanto roteirista posso sacudi-los”, complementa a diretora.

Roteirista e cineasta, Ana Johann tem especialização em documentário pela Universidade de Barcelona e é Mestra em Comunicação e Linguagem pela Universidade Tuiuti do PR. Dirigiu e roteirizou quatro filmes. “Um Filme para Dirceu” (2012), seu primeiro longa-metragem, foi prêmio especial de júri no 45° Festival de Brasília de Cinema Brasileiro e passou por importantes festivais no exterior e Brasil.

Seu curta “Notícias da Rainha” (2013) foi selecionado no Festival Dei Popoli e Festival de Edinburgh. Ganhou também o prêmio de melhor filme no FENcine, festival de diretoras mulheres do Chile. Escreveu em conjunto com Alana Rodrigues, o roteiro do filme “A mesma parte de um Homem”, que recentemente recebeu o prêmio de desenvolvimento Brasil−Itália. Em 2017, "Terrestre" foi um dos selecionados pela Fundación Carolina, em Madrid, para o "Curso Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos”.

Elenco Principal

Clarissa Kiste - “Ferrugem”, “Todo Clichê do Amor”, “Trabalhar Cansa”

Irandhir Santos - “O Animal Cordial”, “Aquarius”, “Redemoinho”

Laís Cristina - primeiro trabalho

Otávio Linhares - “Nóis por Nóis”

Zeca Cenovicz - “O Filho Eterno”, “Estômago”

Ficha Técnica

Direção: Ana Johan

Roteiro: Ana Johan e Alana Rodrigues

Direção de fotografia: Hellen Braga

Direção de arte: Fabiola Bonofiglio

Figurino: Isabella Fonseca

Produção: Grafo Audiovisual

Distribuidora Olhar Distribuição

95 visualizações
bottom of page