Brasilis, superprodução musical da Mauricio de Sousa Produções celebra a diversidade cultural brasil
top of page
Buscar

Brasilis, superprodução musical da Mauricio de Sousa Produções celebra a diversidade cultural brasil


Mauro Sousa Foto Rodolfo Magalhaes

Fafy Siqueira, Paula Lima, Olodum e grande elenco abrilhantam o espetáculo, que estreia dia 29 de junho, em São Paulo. A turnê terá duração de seis meses e percorrerá dez cidades. As apresentações em Curitiba serão nos dias 21 e 22 de setembro, no Teatro Positivo. Com direção de Mauro Sousa (foto), figurino é assinado por Carol Barreto e cenografia é concebida por J.C. Serroni

A ideia é enaltecer as riquezas e a diversidade cultural brasileira. Para isso, o público será levado a uma viagem pelas raízes do nosso país com o Circo da Turma da Mônica. A premiada atriz, diretora, cantora e compositora Fafy Siqueira interpretará a personagem “Vó Dita”, inspirada na avó de Mauricio de Sousa e avó de Chico Bento nos quadrinhos. Vó Dita é uma contadora de histórias sobre a cultura e o folclore brasileiro.

A intérprete Paula Lima soltará a voz, ao vivo, nas canções ao longo do espetáculo, todas inéditas e autorais, criadas nos estúdios da MSP. Enquanto que o Olodum não estará em cena, mas trará as inconfundíveis batidas de sua percussão, em toda trilha sonora e no melhor estilo samba-reggae, para embalar o espetáculo Brasilis.

60 anos de Mauricio de Sousa Produções

Como parte das comemorações das seis décadas de uma trajetória de sucesso no Brasil, o cartunista e empresário Mauricio de Sousa procurou trazer com este espetáculo um pouco mais sobre nossas raízes, mostrando a diversidade e a inclusão que sempre estiveram presentes no universo de suas criações. Em cena, além da Turma da Mônica, outros personagens dão brilho a pluralidade cultural como a Vó Dita, o Papa Capim, a Jurema e a Milena, por exemplo.

Mauricio de Sousa

Quem responde pelo figurino é a artista visual, estilista, ativista e professora do departamento de estudos de gênero e femininos da Universidade Federal da Bahia, Carol Barreto. Serão mais de 100 peças, todas produzidas no ateliê próprio em Salvador por um coletivo de mulheres, LGBT’s e alunos estilistas e designers soteropolitanos ligadas à economia criativa e solidária.

Toda cenografia será produzida e assinada pelo arquiteto e artista plástico J.C. Serroni, considerado um dos principais cenógrafos do país. Ao longo de mais de 40 anos de profissão e quase 200 espetáculos no currículo, Serroni empregará o seu talento a uma superprodução musical encenada pela Turma da Mônica pela primeira vez.

Enredo

Já é noite na Vila Abobrinha. Sob o céu estrelado e aos sons da natureza, Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão estão brincando na casa do Chico Bento e falam sobre as diferenças entre a cidade e a roça. De repente, eles se deparam com a seguinte pergunta: o que é diversidade cultural? Para responder, Vó Dita, com toda sua experiência e sabedoria, contará as mais lindas histórias sobre nossas principais origens: indígenas, negros e europeus. Por meio de uma grande aventura na imaginação, a Turma da Mônica vai se encantar com as riquezas da história e da cultura brasileira, e ainda se encontrará com queridos amigos, como Milena, Papa-Capim e Jurema, para deixar a viagem ainda mais divertida!

Com cenários grandiosos, muita tecnologia, efeitos especiais, mais de 100 figurinos e um elenco afiado de bailarinos e artistas circenses, a Turma da Mônica envolverá o público nessa aventura para descobrir um pouco mais sobre o nosso país e sobre nossas raízes.

Sucesso de público e crítica

A estreia do Circo da Turma da Mônica, em 2018, que teve como mote O Primeiro Circo do Novo Mundo, foi sucesso de crítica e público. A superprodução, assinada por Mauro Sousa, com supervisão de Mauricio de Sousa e participação especial de Dedé Santana como mestre de cerimônia, foi assistida por mais de 53 mil pessoas pelas cidades por qual o espetáculo passou. Ao longo de seis meses, a turnê percorreu as cinco regiões do Brasil, totalizou 67 apresentações e obteve a significativa marca de 89% de ocupação total nos teatros.

Em todas as sessões, 10% dos ingressos serão distribuídos para ONGs, comunidades carentes e associação de moradores, como forma de ampliação de acesso a produções culturais. A contrapartida social está prevista na Lei Rouanet e é integralmente atendida em todos os projetos da Mauricio de Sousa Produções.

Organizações interessadas devem entrar em contato com o Instituto Mauricio de Sousa, por meio do: instituto@institutomauriciodesousa.org.br

Clientes Brasilprev têm 30% de desconto, basta adicionar o CPF como código de desconto. Desconto limitado a 4 ingressos por CPF e não válido para os setores: 2ª Plateia Alta e Balcão Nobre.

As apresentações em Curitiba (Teatro Positivo | R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido) serão nos dias 21 de setembro, sábado, às 16h. E no dia 22 de setembro, domingo, com duas apresentações. Uma às 11h e outra às 16h.

Fotos: Rodolfo Magalhães

18 visualizações
bottom of page