Cia Filhos da Lua, 40 anos dedicados ao teatro de bonecos. Programação comemorativa começa neste sáb
top of page
Buscar

Cia Filhos da Lua, 40 anos dedicados ao teatro de bonecos. Programação comemorativa começa neste sáb


Em quatro décadas de história, a Cia Filhos da Lua tem muito a comemorar! Ao longo desses anos todos, mais de 30 espetáculos foram montados. E é um pouco dessa extensa trajetória que a companhia apresenta durante os meses de agosto e setembro, para comemorar com o público, em diversos espaços culturais de Curitiba. A primeira etapa dessa viagem no tempo será entre os dias 17 e 25 de agosto, aos sábados e domingos, no Guairinha, onde a companhia apresenta duas de suas montagens mais recentes para o público infantil: “A Menina e o Lampião” e “O Cavalo Branco de Muriah”.

Além dos espetáculos, o público poderá conhecer a história da Cia Filhos da Lua em uma exposição de bonecos e de materiais cênicos datados desde as primeiras produções, iniciadas em 1979. Desde a sua fundação, a Cia Filhos da Lua vem trilhando um caminho original na produção cênica contemporânea com montagens que refletem a pesquisa da integração do Teatro de Bonecos com o teatro de figura humana e com diversas formas de expressões artísticas como: música, dança, artes visuais e literatura.

“A Cia Filhos da Lua passou por diversas fases ao longo desses 40 anos de estrada, sempre escrevendo e encenando uma dramaturgia que conversa de perto com todas as idades, e bebendo na fonte da poesia e da cultura popular brasileira em suas produções”, afirma o diretor e dramaturgo Renato Perré.

Perré é figura chave na companhia, que também é composta pelo filho, o ator e músico Candiê Marques, e parceiros de projetos como Mauro Zanata, Adriano Esturilho, Doriane Conceição, Rafael Barreiros, Judy Fiorezi, Carolina Maia, Cia dos Palhaços, entre outros. O fruto desde trabalho são alguns prêmios de peso como Gralha Azul, edital Oraci Gemba e prêmio Funarte de dramaturgia.

Os 40 anos da Cia Filhos da Lua também serão comemorados de 29 de agosto a 01 de setembro, no Teatro Zé Maria Santos, com uma programação para jovens e adultos composta pelos espetáculos “Teatro, Que História É Essa?” e “Tempo - Tragicomédia Inacabada”. E, para finalizar, de 14 a 22 de setembro a programação acontece no Espaço Fantástico das Artes, novamente com mostra de espetáculos para o público infantil: “Aniversário de Palhaço o que é?”, “Terezinha - História de Amor e Perigo” e “Gato e Dona Chica”. Toda a programação é gratuita e acessível para família.

Projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura. Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Incentivo: Bosh e Ebanx

Serviço

Programação Infantil

Local: Guairinha

“A Menina e o Lampião”

17 e 18 de agosto, às 16h

Sinopse: A Menina e o Lampião narra a difícil e divertida missão por qual passam dois atores; fazer a menina Mirandolina esquecer seus medos e dormir. Para vencer esse desafio, eles contam com a ajuda preciosa de um velho lampião, que, por ter passado a vida escutando fábulas contadas sob a sua luz, tornou-se também um excelente contador e cantador de histórias.

Concebida pelos músicos e atores Candiê Marques e Doriane Conceição, a montagem conta com a participação na dramaturgia de Renato Perré e direção cênica de Dico Ferreira.

“O Cavalo Branco de Muriah”

24 e 25 de agosto, às 16h

Texto e direção - Renato Perré

Elenco: Analu Guimarães, André Daniel, Doriane Conceição, Candiê Marques e Renato Perré

Cenografia: Guenia Lemos

Figurino: Fabianna Pescara e Renata Skrobot.

Sinopse: Montado com bonecos de animação direta, música ao vivo e figura humana, o texto do Cavalo Branco de Muriah apresenta o tema da inclusão sensível dos deficientes físicos na sociedade. De maneira lúdica e poética conta a história de um menino que após uma queda de cavalo fica com os membros inferiores paralisados. Porém, este menino chamado Muriah, não perde a alegria de viver e em seu cavalo de ferro, sua cadeira de rodas vai atrás de seus sonhos, aventuras e superação.

 

Programação para Adultos

Local: Teatro Zé Maria Santos

“Teatro, Que História É Essa?”

31 de agosto, às 19h, e 01 de setembro, às 20h.

Direção: Mauro Zanata

Elenco: Renato Perré, Rafael Barreiros e Candiê Marques

Direção: Mauro Zanata

Pesquisa em Dramaturgia: Jorge Vigário e Renato Perré

Cenário e figurino: Claudia Gutierrez

Sinopse: Uma homenagem à arte do teatro, mergulhando em sua história rica, complexa e popular, utilizando bonecos, figura humana, máscaras e música ao vivo. Por meio dos personagens Aristides e Brunholo a dramaturgia cria um paradoxo entre a fantasia e o rigor do cotidiano, formando um elo entre a arte e o dinamismo da sociedade contemporânea. Essa ambigüidade faz com que os personagens desenvolvam uma síntese lúdica, poética e histórica do teatro, abordando seus períodos mais significativos: Grécia antiga (tragédia e comédia); teatro medieval; Commédia Dell’Arte; Shakespeare; Bertold Brecht; teatro do absurdo; e teatro brasileiro com homenagem ao dramaturgo, ator e diretor paranaense Laerte Ortega.

“Tempo, Tragicomédia Inacabada”

07 de setembro, às 19h, e 08 de setembro, às 20h.

Texto: Renato Perré

Direção: Adriano Esturilho

Elenco: Carolina Maia, Doriane Conceição, Candiê Marques e Renato Perré

Cenário e figurino: Paulinho Maia

Sinopse: O espetáculo aborda o tema misterioso e polêmico do Tempo, trazendo à tona reflexões que cruzam elementos filosóficos, sociais, científicos e poéticos. A dramaturgia utiliza elementos do teatro épico contando a aventura de autoconhecimento e de rebelião social do personagem H contra o Grande General e os soldados do Tempo. A montagem mistura elementos do teatro de figura humana, teatro de animação com bonecos, imagens digitais e música.

 

Programação Infantil

Local: Espaço Fantástico das Artes

“Aniversário de Palhaço o que é?”

14 e 15 de setembro ,às 16h

Texto: Renato Perré

Elenco: Analu Guimarães, Candiê Marques e Renato Perré

Sinopse: O espetáculo apresenta a divertida família de palhaços Azucrinada durante a organização da festa de aniversário do palhaço (caçula) Churumela. Muitas peripécias sobre o crescimento de um menino acontecem no dia deste incrível aniversário comemorado no Grande Circo da Lona Furada.

“Terezinha - História de Amor e Perigo”

21 de setembro, às 16h

Texto: Renato Perré

Elenco: Renato Perré

Sinopse: Contemplado com o Troféu Gralha Azul de melhor texto para crianças, o espetáculo recria a cantiga “Terezinha de Jesus”. Nessa montagem a companhia utiliza a técnica do teatro de objetos, onde Terezinha é uma colher de pau, o pai é um saca-rolha, a mãe uma panela de pipoca e o primo, Jony Boy, é uma caixa de fósforos disfarçada de príncipe medieval. Dando vida a esses personagens, o ator e diretor Renato Perré brinca, dança e interage com a plateia, oferecendo um espetáculo que proporciona o resgate de momentos e imagens da infância e do mundo afetivo.

“O Gato e Dona Chica”

22 de setembro, às 16h

Texto e Direção: Renato Perré

Elenco: Renato Perré e Edna Kalil

Sinopse: Integrante da série de espetáculo inspirados em “Histórias de Cantigas”, nessa divertida narrativa o Gato, um tocador de violão que mora nos telhados da cidade, acaba ficando preso na casa da Dona Chica Chiquíssima, que, apaixonada, não quer deixar o bichano ir embora. A estória também conta com outros personagens incríveis como: o Peixeiro, a Lua, as Crianças da Rua, um médico veterinário pra lá de maluco e o público que participa ativamente cantando as Cantigas de Roda clássicas da cultura popular brasileira. A montagem utiliza as técnicas de luva e vareta e trilha sonora inspirada nas cantigas e canções populares do Brasil.

25 visualizações
bottom of page