Terceira Festa Literária da Biblioteca Pública homenageia o escritor Dalton Trevisan com evento no M
top of page
Buscar

Terceira Festa Literária da Biblioteca Pública homenageia o escritor Dalton Trevisan com evento no M


O Museu Casa Alfredo Andersen - MCAA e a disciplina Direito e Arte do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR se integram à programação da Terceira Festa Literária da Biblioteca Pública (Flibi), que homenageia o escritor Dalton Trevisan.

Nesta quinta-feira, 24 de outubro, às 19h, será realizada a Aula Aberta Roda de Leitura: Ler com Arte – a trama e o traço em busca de uma Curitiba perdida, por entre contos de Dalton Trevisan e ilustrações de Poty Lazzarotto - coordenada pelo professor de Direito e artista formado pela Casa Alfredo Andersen, Marcelo Conrado.

A vocação do MCAA amplia-se com a intervenção na paisagem da cidade: projeção da arte originada do autêntico diálogo colaborativo entre Poty Lazzarotto e Dalton Trevisan, iniciada desde o nº 1 da revista Joaquim, em 1946, até edições especiais do escritor homenageado.

As discussões reunirão os elementos da arte de Poty Lazzarotto no campo da ilustração, à experiência de rodas de leitura na “alquimia da recepção” (Michéle Petit) provocada pelo compartilhamento com os participantes da leitura integral de contos de Dalton Trevisan.

A leitura de contos será realizada por Maria Ângela Marques, mediadora da Roda de Leitura: Ler com Arte, oferecida regularmente pelo MCAA, em que são trabalhados textos de literatura ilustrados por artistas visuais. Na atividade, considera-se que o artista para ilustrar o texto – conto, crônica, poema ou capítulo de romance – necessitou ter sido seu leitor. A proposta do ler com outros é celebrar, com liberdade na reflexão e manifestações simbólicas, o encontro da linguagem que não é a da palavra – e, sim, a da ilustração – à literatura.

O objetivo da Aula Aberta: “A trama e o traço em busca de uma Curitiba perdida, por entre contos de Dalton Trevisan e ilustrações de Poty Lazzarotto”, é convidar a população a dividir suas impressões singulares a respeito de dois curitibanos únicos e artisticamente fraternos: Dalton e Poty.

O Museu fica na Rua Mateus Leme, 336, no centro de Curitiba.

9 visualizações
bottom of page