top of page
Buscar

Destaque internacional do piano, Estefan Iatcekiw se apresenta no Auditório Regina Casillo

Artista curitibano atualmente estuda no Conservatório de Moscou Tchaikovsky.

Estefan Iatcekiw | Foto: Evgeny Evtyukhov

Reconhecido internacionalmente como um dos maiores talentos de sua geração, o pianista curitibano Estefan Iatcekiw faz única apresentação na cidade neste sábado (22/7), às 18h, no Auditório Regina Casillo. Atualmente estudando no Conservatório de Moscou Tchaikovsky, ele aproveita um intervalo nas aulas para apresentar um concerto especial, com sonatas de diferentes estilos e que ele considera como joias da música clássica – compostas por Beethoven, Chopin e Liszt.

Estefan Iatcekiw é um prodígio da música internacional. Iniciou seus estudos de piano aos cinco anos de idade, aos nove fez seu primeiro recital solo e, desde então, conquistou primeiros prêmios em vários concursos nacionais e internacionais. Com apenas 15 anos, foi um dos primeiros estudantes com esta idade a ser aceito no renomado Conservatório de Moscou Tchaikovsky, onde cursa bacharelado em piano desde 2019 – faltam mais três anos para completar sua formação.

Consagrado internacionalmente por conta das interpretações de compositores russos, neste concerto Estefan apresenta um repertório mais internacional, trazendo obras do alemão Ludwig Van Beethoven (com a Sonata Número 21 Waldstein), o austríaco Franz Liszt (Sonata para Piano) e o polonês Frédéric Chopin (Sonata Número 2 Opus 35).

“Escolhi estas sonatas para este concerto porque são obras que me tocam muito, trazem grande complexidade técnica e revelam diferentes estilos”, conta o pianista.


“A sonata de Beethoven que selecionei retrata um momento de grande deleite diante da natureza. Já a obra de Chopin é muito expressiva e sentimental, contendo em seu terceiro movimento a famosa Marcha Fúnebre. E a sonata de Lizt, por sua vez, tem momentos de grande euforia. Ou seja, será um concerto repleto de emoções, das mais variadas e profundas”.

CARREIRA EM ASCENSÃO

Em 2023, Estefan lançou seu primeiro álbum solo, com obras do grande compositor Sergey Rachmaninov, o qual é uma inspiração para a sua carreira. Ele gravou as duas Sonatas e os 24 Prelúdios de Rachmaninov, que são obras de extremo nível técnico e expressivo. Graças à sua perfeita execução destas obras de compositor, juntamente com o título que recebeu no grande Concurso Internacional Rachmaninov, em 2022, na capital russa, Estefan se tornou um pianista de destaque global.

Estefan frequentemente se apresenta em grandes salas de concerto nacionais e internacionais, como Great Hall of Moscow State Tchaikovsky Conservatory, Teatro Colón em Buenos Aires (Argentina), Museu Scriabin em Moscou e Sala São Paulo, entre outros. Também atua como solista com grandes orquestras sob a regência de renomados maestros nacionais e internacionais.

Dia 1º de setembro Estefan já retorna para Moscou, onde se apresenta no dia 7 de setembro num concerto especial organizado pela Embaixada do Brasil para celebrar a Independência do país. “Estou muito feliz de voltar a me apresentar em Curitiba, esta terra que gosto tanto, e reencontrar o público que me acompanha desde pequeno”.

Serviço:

“Concerto Internacional”, com o pianista Estefan Iatcekiw

Quando: sábado (22/7/2023), às 18h.

Ingressos: R$ 70

Local: Auditório Regina Casillo - Rua Lourenço Pinto, 500 – Centro, Curitiba - PR

Estacionamento: gratuito no local


9 visualizações

Comments


bottom of page