Espetáculo 'Horizonte Submerso' comemora os 25 anos da Confraria da Dança
top of page
Buscar

Espetáculo 'Horizonte Submerso' comemora os 25 anos da Confraria da Dança

Apresentação trará linguagem híbrida de dança, teatro e música.

Horizonte Submerso | Foto: FBarella

O universo criativo do escritor Edgar Allan Poe, do artista plástico Paul Klee e do desenhista, músico e cineasta Dave McKean inspiraram o novo espetáculo da Confraria da Dança, que celebra seus 25 anos com a estreia de Horizonte Submerso. A obra audiovisual fica disponível para o público no Youtube da Confraria da Dança a partir do dia 29 de novembro de 2021, às segundas e terças, 21h, com acesso gratuito.


A obra foi criada e é interpretada por Diane Ichimaru - que também assina direção artística, dramaturgia, figurino e criação das máscaras, Marcelo Rodrigues - que também assina o desenho de luz, e Esio Magalhães, ator e palhaço convidado especialmente para esse projeto. Já a composição e execução da trilha musical é do compositor, arranjador e pianista Rafael dos Santos, também convidado especial que é parceiro de longa data do grupo, tendo assinado trilha de outros espetáculos. Com a Confraria da Dança, é a primeira vez que Rafael entra em cena junto com os bailarinos. Além da temporada, está marcado também um bate-papo com os criadores do espetáculo mediado pela atriz e encenadora Veronica Fabrini por Zoom, no dia 30 de novembro, terça-feira, 21h30.

Horizonte Submerso | Foto: FBarella

Os artistas referenciados para a criação de Horizonte Submerso aparecem na obra como inspiração para um submundo, um lugar reservado aos sonhos e as lembranças. Por assumir esse caráter, o espetáculo se divide em nove cenas fragmentadas, como quadros que se sobrepõem um ao outro.

"Estabelecemos um diálogo entre os três artistas a partir de elementos encontrados em suas obras, como as cabeças bidimensionais sugeridas por McKean, os escritos poéticos do conto Berenice, de Edgar Allan Poe e a obsessiva reflexão sobre instabilidade e equilíbrio no universo em mosaico de Paul Klee", ressalta Diane Ichimaru.

Os artistas que inspiraram a obra são de gerações e países diferentes, o que reforça a interseção da linguagem criativa produzida por eles, afinal todos estabelecem uma relação entre o real e o fantástico. São também artistas que discutem, em seus trabalhos, os impasses da dualidade, do sarcasmo, da realidade subjetiva e da abordagem sobre o tempo de um modo distorcido e fragmentado, atingindo muitas vezes o inconsciente.

A Confraria da Dança está sediada na cidade de Campinas/SP desde 1996. Seus projetos contemplam ações na própria cidade/sede e em outras cidades de pequeno e médio porte do interior do Estado de São Paulo, difundindo a dança através de atividades de formação. A Confraria da Dança acumula em seu percurso premiações da APCA, da FUNARTE/ MINC, Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Cultura Inglesa, SESI SP, Itaú Cultural/Rumos Dança. FICHA TÉCNICA Criadores-intérpretes: Diane Ichimaru, Esio Magalhães e Marcelo Rodrigues Composição e execução de trilha musical: Rafael dos Santos Direção artística e dramaturgia: Diane Ichimaru Desenho de luz: Marcelo Rodrigues Operação de luz: Coré Valente Figurinos, máscaras e adereços: Diane Ichimaru Costuras: Nice Cardoso Fotografia: FBarella Câmeras: Bruno Torato e Thiago Pinheiro Som direto: Talles Rodrigues Edição de vídeo: Bruno Torato Projeto gráfico: Lucas Ichimaru Assessoria de comunicação: Márcia Marques / Canal Aberto Produção executiva: Pedro de Freitas / Périplo Produção e realização: Confraria da Dança

SERVIÇO

Horizonte Submerso De 29 de novembro de 2021 a 14 de dezembro de 2021, segundas e terças, 21h Acesso: Youtube da Confraria da Dança Duração: 38 minutos Classificação indicativa: Livre Conversa com os criadores do espetáculo mediada por Veronica Fabrini Dia 30 de novembro, terça-feira, 21h30 | Acesso pelo Zoom. É necessário se inscrever para a atividade por meio deste link

19 visualizações
bottom of page