top of page

Exposição em Curitiba apresenta uma cidade em miniatura, que remete ao universo imaginativo das infâncias

Visitantes de todas as idades são convidados a explorar Cidadela, uma cidade viva em miniatura.

Instalação Interativa Cidadela. Créditos: Mônica Cardim
Instalação Interativa Cidadela. | Foto: Mônica Cardim

A CAIXA Cultural Curitiba recebe, de 17 de agosto a 26 de outubro, a exposição Cidadela, da artista visual Maria Ezou. A mostra proporciona ao público, em especial o infantil, adentrar uma cidade imaginária e sustentável, integrada à natureza e formada por esculturas interativas que remetem ao universo das infâncias, suas sensações e subjetividades. A visitação é gratuita e livre para todos os públicos, com possibilidade de agendamento para turmas escolares. 


A instalação é composta por 15 peças moldadas a partir do tronco da própria artista, denominadas “casas-corpos”, que abrigam minimundos animados por objetos autômatos, trilha sonora, iluminação cênica e dramaturgia própria. Cada “casa” foi elaborada a partir de técnicas têxteis, de marcenaria, serralheria e colagem, e representa uma emoção ou aspecto da infância, como Alegria, Medo, Proteção, Liberdade e Tristeza, proporcionando uma experiência sensorial e imersiva.


A expografia foi pensada para respeitar a altura e o olhar das crianças, promovendo autonomia e estimulando a exploração. Adicionalmente, na estrutura chamada “estufa”, com formato que remete a raízes de mangue, estão abrigadas 600 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, onde os visitantes podem realizar o plantio ou criar um autorretrato, tornando-se parte da galeria de novos “habitantes” da Cidadela. 


Como forma de promover a inclusão e o acesso à arte, a exposição oferece visitas guiadas para escolas, mediante agendamento. Adicionalmente, a mostra conta com audiodescrição para pessoas cegas ou com baixa visão e acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD). 


Ao valorizar o olhar infantil, a potência criativa dos materiais reaproveitados e a preservação ambiental, o projeto reforça o compromisso do banco com a promoção da cultura, da inclusão e da sustentabilidade, em aderência as práticas de patrocínio da CAIXA e do Governo Federal. 


Integrando a programação da mostra, a oficina "Territórios Livres" é uma atividade voltada ao plantio de sementes de plantas nativas da região de Curitiba. O objetivo principal é conscientizar sobre a importância das espécies nativas, estimulando o contato com a natureza e contribuindo para o fortalecimento da biodiversidade local. São oferecidas 40 vagas e podem participar crianças de 4 a 10 anos e seus familiares. 


As sementes plantadas durante a oficina serão mantidas na obra-estufa, projetada especialmente para o período expositivo, onde receberão todos os cuidados necessários para o seu desenvolvimento. Durante esse período, participantes e visitantes do espaço poderão acompanhar o crescimento das mudas e compreender o processo de germinação das plantas. 


Ao término da exposição, as mudas serão encaminhadas para projetos de reflorestamento, promovendo a recuperação de áreas verdes e contribuindo diretamente com a preservação do meio ambiente. Dessa forma, a oficina alia aprendizado prático ao impacto ambiental positivo, conectando os participantes a ações concretas de cuidado e restauração da natureza.

 

Serviço:

Exposição Cidadela

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Térreo, Rua Conselheiro Laurindo n° 280, Centro

Abertura com presença da artista e curadora: 16 de agosto de 2025, às 16h

Visitação: 17 de agosto a 26 de outubro de 2025

Horários: Terça a sábado das 10h às 20h | Domingo das 10h às 19h

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Ingressos: Entrada gratuita

Acessibilidade: PcD e audiodescrição

Informações: (41) 4501-8722

Agendamento para escolas: (41) 3041-2165

Instagram @caixaculturalcuritiba

 

Programação Complementar:

[Oficina] Territórios Livres

Data: 17 de agosto

Horário: 10h

 

Visita mediada com a artista e curadora Maria Ezou

Data: 17 de agosto

Horário: 14h

 

[Oficina] Expandir Territórios Livres

Data: 26 de outubro

Horário: 10h

 

Visita mediada com a artista e curadora Maria Ezou

Data: 26 de outubro

Horário: 14h


Informações: Nany Gottardi - Locomotiva Cultural

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page