top of page

Festim Diabólico: clássico de Hitchcock ganha versão para teatro no Festival de Curitiba

Espetáculo do Grupo de Teatro Amador do Colégio Estadual do Paraná tem direção de Lau Bark.

Festim Diabólico, clássico de Hitchcock, será encenado por atores curitibanos | Foto: Maciel Paludo
Festim Diabólico, clássico de Hitchcock, será encenado por atores curitibanos | Foto: Maciel Paludo

Um apartamento, uma corda e um baú. Um casal movido pelo desejo de se tornar super-homens, não no sentido dos heróis dos quadrinhos, mas sim no ideal filosófico proposto por Nietzsche, em Assim Falou Zaratustra. Esse é o cerne de Festim Diabólico, filme dirigido por Alfred Hitchcock em 1948, baseado na peça homônima de 1929, escrita por Patrick Hamilton. Embora não haja registros oficiais, acredita-se que a história tenha sido inspirada no assassinato de Bobby Franks, ocorrido em 1924, na Universidade de Chicago.


Agora, a trama retorna ao teatro com o nome de "Festim", fazendo parte da programação oficial do Festival de Curitiba, dentro da Mostra Fringe, em uma versão encenada pelo Grupo de Teatro Amador do Colégio Estadual do Paraná - GRUTA. A montagem, dirigida pelo ator e professor Lau Bark, traz uma adaptação: os protagonistas Brandon Shaw e Phillip Morgan se transformam em Brenda Shaw e Phillipa Morgan, colocando atrizes mulheres no centro da narrativa. 


Na história, Brenda e Phillipa compartilham o mesmo objetivo: cometer o crime perfeito e provar que é possível transcender os valores morais impostos pela sociedade, alcançando a superioridade humana idealizada por Nietzsche. O enredo se inicia com o assassinato do jovem estudante David Kentley, e isso não é nenhum spoiler. Toda a tensão da peça não está na execução do crime, mas sim no desenrolar de seus desdobramentos.


Prestes a receber amigos para uma reunião em seu apartamento, Brenda e Phillipa precisam lidar com a presença iminente dos convidados e o peso do crime recém-cometido. A situação se torna ainda mais complicada quando percebem que os convidados estão preocupados com o atraso de David e começam a desconfiar de que algo ruim aconteceu com o rapaz.


Um dos convidados é o Professor Rupert Cadell, que conhece a vítima e, segundo Brenda, seria um dos poucos capazes de cometer um crime perfeito, alcançando a tão desejada superioridade humana. Mas seria o assassinato uma arte? Para Cadell, sim.

“Afinal de contas, assassinato é, ou deveria ser, uma arte. Não uma das sete principais, mas, porém, uma arte. E, como tal, o privilégio de cometê-lo reserva-se aos poucos indivíduos que são superiores”, argumenta o professor em meio a uma discussão sobre o tema. 

Há também um certo gozo, por parte de Brenda, com toda a situação de tensão criada. Ao longo da festa, ela realiza diversas provações, como entregar alguns livros emprestados à Senhora Kentley (mãe de David) todos amarrados na corda que foi usada no crime e até mesmo endossar a preocupação de todos com a demora do jovem.


É possível alcançar a superioridade humana defendida por Nietzsche? Existe uma forma de cometer o crime perfeito? Talvez nunca cheguemos às respostas dessas perguntas, mas certamente o crime cometido por Brenda e Phillipa e o desenrolar da história é capaz de prender o público do início ao fim.


FICHA TÉCNICA

Elenco:

- ⁠Camila C. Pereira

- Daniel Mendes

- Jaquelinne Pereira

- Jerusah Pedroso

- Karla Comochena

- Mayara Cardia

- Naldo Rodrigues

- Rita Saplak

- Samanda Danrath

 

Direção: Lau Bark

Supervisão de figurino: Alice Loretta

Produção: Ana Santos, Mayara Cardia, Naldo Rodrigues, Ronaldo Duarte e Sandra Oliveira.

Design Gráfico e Fotografia: Maciel Paludo

Realização: GRUTA – Grupo de Teatro Amador do Colégio Estadual do Paraná 


Serviço:

Festim

Espetáculo Teatral que integra a programação do Fringe - no Festival de Curitiba

Grupo de Teatro Amador do Colégio Estadual do Paraná - GRUTA

Data: 04 e 05 de abril de 2025

Horário: 20h 

Local: Palácio dos Estudantes - Casarão da UPE, Carlos Cavalcanti, 1157, São Francisco 

Entrada Gratuita


INFORMAÇÕES: ANA SANTOS

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page