top of page

O artista paulista daSilva abre exposição individual, “Corpos em Festa”, em Florianópolis

Atualizado: há 3 dias

Mostra integra o Circuito de Exposições Poéticas da Relação e celebra o corpo, a vida e os sonhos por meio de pinturas e bordados. Abertura será na terça-feira, dia 16 de setembro.

Artista daSilva participa de exposição na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. crédito Divulgação
Artista daSilva participa de exposição na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. (Divulgação)

 

O artista paulista daSilva inaugura sua primeira exposição individual, “Corpos em Festa”, na terça-feira, 16 de setembro, às 19h, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. A mostra reúne 36 obras entre pinturas em tela, tecido, bordados manuais, vídeo e fotografias, e integra o Circuito de Exposições Poéticas da Relação, parte do 3º Encontro de Poéticas da Relação (EPD). A visitação é gratuita e seguirá até 2 de outubro.

 

Com curadoria de Juliana Crispe e Luciara Ribeiro, a mostra propõe uma celebração da vida através do corpo em movimento, das festas e das crenças populares. Segundo o artista, a exposição convida o público a experimentar a liberdade que os sonhos podem proporcionar, em uma narrativa visual que mistura sensibilidade, ancestralidade e resistência.

“É muito mágico poder apresentar meu trabalho individualmente pela primeira vez, após dez anos de trajetória artística”, destaca daSilva, que trabalhou por cinco meses na concepção da mostra.
Trabalho do artista daSilva que será apresentado na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis.  (Divulgação)
Trabalho do artista daSilva que será apresentado na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. (Divulgação)

 

A exposição acontece na Fundação Cultural Badesc, espaço reconhecido por valorizar artistas em ascensão e fomentar trocas significativas com o público. “Minha expectativa é de boas conversas e conexões com os visitantes. A Fundação é um lugar necessário e importante para a visibilidade de artistas em ascensão”, afirma o artista.

 

Em uma parceria com Fundação Cultural Badesc, localizada na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis, a produção da individual é assinada por Lorena Galeri, Aline Mararú, Willian Costa e Sofia Guarda. A organização é do AYA Laboratório Pós-Colonial e Decolonial FAED/UDESC, Armazém Coletivo Elza e Projeto de Pesquisa Arte Menor CEART/UDESC.

 

“Corpos em Festa” integra um circuito composto por onze exposições, sendo seis coletivas e cinco individuais, que ocupam diferentes espaços expositivos de Florianópolis entre os meses de setembro e outubro de 2025. A curadoria geral é assinada por Juliana Crispe. O projeto com a característica de ser inteiramente composto por artistas negros, indígenas e LGBTQIAPN+ conta com curadoria educativa de Juliana Crispe e Léo Eslabão.

 

Sobre o artista

daSilva (Kevin da Silva) é artista visual, bordador e educador, nascido e criado na zona leste de São Paulo. Sua produção transita entre o bordado livre, a pintura e a aquarela, combinando técnicas artesanais com uma pesquisa sensível sobre identidade, ancestralidade e espiritualidade.


Retrato do artista daSilva que abre exposição na Fundação Cultural Badesc. (Divulgação)
Retrato do artista daSilva que abre exposição na Fundação Cultural Badesc. (Divulgação)

Durante alguns anos, viveu como monge vaishnava, experiência que influencia profundamente sua visão poética e filosófica do mundo - atravessando tanto suas imagens quanto os rituais que propõe em suas obras. Seu trabalho já foi destaque em veículos como Casa e Jardim, O Globo, revista Piauí e L'Officiel Hommes, além de integrar exposições como a Casa Cor (2024) e Lélia em Nós, no SESC Vila Mariana.


Participa de ações educativas em centros culturais e unidades do SESC, propondo trocas a partir de técnicas manuais e processos simbólicos.

 

Sobre as curadoras

Juliana Crispe é curadora independente, pesquisadora, professora, arte-educadora, artista visual. Atua como professora nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais no CEART/UDESC. Coordena o Projeto Armazém (2011- ), projeto que apresenta através de exposições, seminários, oficinas, feiras de arte e seu acervo, obras que sejam múltiplos, artes gráficas, publicações de artista, de pequenas e grandes tiragens. Desde 2016 coordena o “Instituto Armazém Coletivo Elza” em Florianópolis/SC, um coletivo de mulheres e pessoas não binárias com o objetivo de promover arte, cultura, publicações de artistas, educação, infância, direitos sexuais e reprodutivos, saúde coletiva e empoderamento.


Coletivo ativista nas causas Feministas, Negras, Indígenas, Anticapacitista e LGBTQIAPN+. Participa como membra avaliativa de Conselhos, Comissões de Editais e Salões de Artes Visuais pelo Brasil. É membra da ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte.

 

Luciara Ribeiro é educadora, pesquisadora e curadora. Mestra em história da arte pela Universidade Federal de São Paulo e pela Universidade de Salamanca. Tem graduação em história da arte também pela Universidade Federal de São Paulo. Interessa-se por questões relacionadas à decolonização da educação e das artes e pelo estudo das artes não ocidentais, em especial as africanas, afro-brasileiras e ameríndias.


Serviço:

Exposição individual, “Corpos em Festa", do artista daSilva

Quando: Terça-feira, 16 de setembro, às 19h

Local: Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis.

A visitação é gratuita e seguirá até 2 de outubro.



Informações: Juliano Zanotelli

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page