O biografismo de Ana Cristina Cesar ressignificado, por Francine Cruz
top of page
Buscar

O biografismo de Ana Cristina Cesar ressignificado, por Francine Cruz

Em novo livro, a autora analisa como a poeta Ana Cristina Cesar ressignifica o biografismo em suas obras poéticas.

Francine Cruz analisa obra de Ana Cristina Cesar

O biografismo tem sido um problema nos estudos literários, uma vez que a crítica tende, muitas vezes, a relacionar a biografia do autor com sua obra. Tal relação pode ocasionar interpretações equivocadas ou superficiais, desconsiderando a literariedade e o trabalho estético da obra.


Questionando essa tendência, Ana Cristina Cesar, poeta cuja obra geralmente é definida como uma fusão de vida e poesia, reconhece sua obra como biográfica. Porém, em seu trabalho estético e literário isso se dá através de uma ressignificação poética do biografismo.

Em A obra poética de Ana Cristina Cesar (Donizela, 96 pp, R$ 29,09), Francine Cruz analisa, abordando os conceitos de personalização, biografismo, despersonalização, desconstrução e ressignificação do biografismo, até a análise de alguns poemas da autora, como Ana Cristina ressignifica o biografismo e como isso interfere em sua poética.

O lançamento do livro ocorre no domingo, dia 03 de abril, na Feira do Poeta (Largo da Ordem - Centro, Curitiba - PR) das 10h às 14h com Sarau Literário homenageando Ana Cristina Cesar e sessão de autógrafos com a autora Francine Cruz.

A Obra Poética de Ana Cristina Cesar:

Ressignificação do Biografismo - Donizela, 2022 - 96 páginas. Livro físico: https://loja.uiclap.com/titulo/ua14956/ Valor: 29,09 E-book: https://amzn.to/3oO6F1C Valor: 7,99

Francine Cruz é licenciada em Letras Português/Inglês (UTFPR, 2016), mestre em Educação (UFPR, 2020) e doutoranda em Educação (UFPR). É professora e autora, entre outros, dos livros Amor, Maybe (Ícone Editora, 2011) e A Casa dos Dois Amores (AudioLivro, 2014). Em 2012 recebeu o prêmio “Agente Jovem de Cultura” do Ministério da Cultura. Criadora e apresentadora do Canal Senhora Literatura, integrante dos coletivos feministas Marianas, Vozes Escarlate e Mulherio das Letras.

88 visualizações
bottom of page