top of page
Buscar

Olhar de Cinema recebe a estreia nacional do filme “Retrato de um Certo Oriente”

Evento será na Ópera de Arame no dia 12 de junho.

Abertura da última edição do OLhar de Cinema ocorreu na Ópera de Arame e reuniu cerca de 1500 pessoas | Foto: Walter Thoms

A 13ª edição do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba este ano será no período de 12 a 20 de junho. O filme de abertura é “Retrato de um Certo Oriente” e sera exibido na Ópera de Arame. Com direção de Marcelo Gomes, o longa, que é baseado no romance do escritor amazonense Milton Hatoum, que ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor Romance (1990), traz os irmãos libaneses, Emilie e Emir, católicos que embarcam do Líbano em uma viagem rumo ao Brasil. No trajeto, Emilie, se apaixona por um comerciante muçulmano, Omar, causando ciúme incontrolável por parte do seu irmão, que usará as diferenças religiosas para separá-los. Porém, antes de chegar ao destino final, em uma briga com Omar, Emir é gravemente ferido em um acidente e a única opção de Emilie é descer em uma aldeia indígena no meio da selva para encontrar um curandeiro que o salve. Após a recuperação do irmão, Emilie toma uma decisão que levará a consequências trágicas. 


“Neste filme, como em outros que dirigi, sou fascinado pelo conceito de ‘alteridade’. Acredito que a única maneira de desconstruir preconceitos é ver o mundo através dos olhos dos outros. Existem muitas camadas e assuntos no longa, como amor, paixão, preconceito e memória. Mas, primordialmente, é uma produção sobre personagens que são expulsos de suas terras por conflitos sociopolíticos. Isto acontece no Oriente Médio ou na Floresta Amazônica”, comenta o cineasta Marcelo Gomes, responsável também por “Paloma” (2022), “Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar” (2019).


Retrato de um Certo Oriente | Foto: Matizar Filmes, Divulgação
“Decidimos filmar em preto e branco para trazer uma aura de mistério à trama e à Amazônia, retratando aquela imensidão verde em tons de cinza. Além disso, a fotografia em preto e branco é um elemento essencial na narrativa, pois as fotografias são objetos que evocam memórias de dias melhores e oferecem uma possibilidade de cura para as feridas do passado”, comenta o diretor. 

Para Antonio Gonçalves Junior, diretor do Olhar de Cinema, receber a estreia nacional do longa de Marcelo Gomes no festival só reforça a importância do evento na cena cinematográfica do Brasil. “Por mais um ano, a Ópera de Arame se transformará em uma grande sala de cinema para receber a estreia do aguardado longa de Marcelo Gomes. Em 2023, foram mais de 1500 pessoas reunidas para prestigiar um longa nacional. Queremos que, em 2024, esse feito seja ainda mais marcante para a cidade de Curitiba e para o segmento como um todo”, explica. 


O elenco de “Retrato de um Certo Oriente”, conta com Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel, Zakaria Kaakour, Rosa Peixoto e Eros Galbiati. O roteiro é de Marcelo Gomes, Maria Camargo e Gustavo Campos. 


Os ingressos para o Filme de Abertura do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba estarão disponíveis a partir do dia 13 de maio pelo site oficialwww.olhardecinema.com.br

Acompanhe a programação e as novidades pelo site www.olhardecinema.com.br, pelas redes sociais oficiais: Instagram @olhardecinema e Facebook.com.br/Olhardecinema.


A 13ª edição do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba é realizada por meio do programa de apoio e incentivo à cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, sendo também o projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, e pelo Ministério da Cultura - Governo Federal, com patrocínio do Itaú e Peróxidos Brasil, apoio do Instituto de Oncologia do Paraná, Sanepar, Cimento Itambé, Favretto Mídia Exterior, e apoio cultural de Projeto Paradiso, Cine Passeio, Instituto Curitiba de Arte e Cultura. Verifique a classificação indicativa de cada filme e sessões com acessibilidade de audiodescrição. 


Ficha Técnica:

“Retrato de um Certo Oriente” (2024 | 90’ | BRA)

Dir: Marcelo Gomes

Roteiro: Marcelo Gomes, Maria Camargo e Gustavo Campos

Elenco: Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel, Zakaria Kaakour, Rosa Peixoto e Eros Galbiati

Produção Executiva: Mariana Ferraz, Ernesto Soto Canny, Eliane Ferreira, Mauro Pizzo e Patrick Carrarin

Produção: Guilherme Coelho, Mariana Ferraz e Ernesto Soto Canny

Coprodução: Kavac Film, Gullane, Misti Filmes, Muiraquitã Filmes, Globo Filmes e Canal Brasil

Coprodutores: Eliane Ferreira, Simone Gattoni, PAtrick Carrarin, Fabiano Gullane, Caio Gullane e André Novis



Serviço:

13º Olhar de CInema - Festival Internacional de Curitiba

Data: 12 a 20 de junho de 2024 Locais: Cine Passeio, Cinemark Mueller e Ópera de Arame

Redes Sociais: Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema                         

Patrocínio:  Itaú e Peróxidos Brasil

Apoio:  Instituto de Oncologia do Paraná, Sanepar, Cimento Itambé e Favretto Mídia Exterior

Produção: Grafo Audiovisual

Promoção: RPC

Apoio Cultural: Projeto Paradiso, Cine Passeio, Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Taiwan Film & Audiovisual Institute, Cinemark

Realização: Programa de apoio e incentivo à cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura - Governo Federal. Lei de incentivo à cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.



Informações: Felipe Almeida


14 visualizações

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page