Áudio série convida o público a pensar sobre manipulação
top of page
Buscar

Áudio série convida o público a pensar sobre manipulação

Projeto criado por artistas curitibanos lembra antigas radionovelas, mas com um toque bem contemporâneo.|

A audio série "People vs. Tesla – peça elétrica para ondas de rádio", que estreia no próximo dia 5 de novembro, traz ao público uma provocação que faz pensar sobre o quanto somos manipulados na atualidade. Nela, os artistas buscam promover uma viagem espacial ao ouvinte, em três capítulos, onde o personagem central é o inventor Nikola Tesla, revolucionário no campo da eletrotécnica.


É como uma peça sonora de ficção, quase como um podcast, que estará disponível semanalmente nas plataformas Spotify, Google Podcast e Apple Podcast e no site da produtora Rumo de Cultura (que entra no ar no próximo dia 2/11)


E essa "radionovela" integra o processo de criação da nova montagem do grupo, com estreia prevista para os palcos de Curitiba e São Paulo em 2021.


O Projeto Te(a)tralogia da Manipulação foi criado pelos artistas Diego Marchioro, Fernando de Proença e Isabel Teixeira em parceria com Augusto Ribeiro, Beto Bruel, Cindy Napoli, Edith de Camargo, Nadja Naira e Paulo Vinicius.


Em PEOPLE vs. TESLA, o público confere o resultado de um profundo estudo do trabalho, escritos e da autobiografia do inventor. Dividido em três capítulos, está centrado na relação de duas figuras: Tesla e Mensageiro, em uma ação que acontece em um quarto de hotel, no final da vida do cientista.


O espectador é convidado a embarcar num universo onírico, recheado de sonoridades que buscam localizar o ouvinte em uma espacialidade que remete a diversas temporalidades. A tecnologia, dificuldade de comunicação, armazenamento digital, experimentos científicos, em tons poéticos, constroem os episódios, que foram concebidos com a tecnologia de som binaural.


A fim de alargar as questões do grupo de artistas, o projeto PEOPLE vs. TESLA convida para ações pedagógicas intrínsecas à criação de sua terceira peça. No dia 2 de novembro, às 15h, será realizada a oficina Dramaturgia in vitro Para o Coveiro, Diego Marchioro, Fernando de Proença e Isabel Teixeira. O laboratório promove uma escrita in loco e a realização imediata pelo intérprete, tem como intuito a aproximação do labor dramatúrgico e sua realização em cena. As inscrições podem ser realizadas via Sympla.


O projeto também oferece uma aula aberta sobre Nikola Tesla e a Histórica da Elétrica, com Prof. Dr.  Ewaldo Mehl, no dia 9 de novembro, às 19h e uma palestra com o iluminador Beto Bruel sobre criação de iluminação cênica a partir dos 50 anos de trabalho do iluminador, um dos profissionais mais prestigiados do país, no dia 16 de novembro, às 19h. Estas ações serão agendadas com estudantes técnicos e universitários, com tradução em libras na aula aberta e palestra e terão vagas disponíveis para comunidade em geral com inscrição via Sympla e transmissão via Zoom. 


Paralelamente a estas ações, a Rumo de Cultura lança dois EPs com as trilhas sonoras das primeiras montagens deste grupo de artistas. As canções originais são de Ná Ozzetti e Kiko Dinucci. Os EPs LOVLOVLOV PEOPLE vs. PEOPLE estarão disponíveis nas principais plataformas de áudio.

Todas as informações, aúdios, cadernos de criação e materiais extras estão disponíveis no site: www.rumodecultura.com

Este projeto é realizado com a Lei de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, com patrocínio da Eletrobras e apoio da Casa Quatro Ventos. Realização: Rumo de Cultura.


Serviço:

"People vs. Tesla – peça elétrica para ondas de rádio"

Onde: Nas plataformas Spotify, Google Podcast e Apple Podcast e no site.

Quando: Será disponibilizada em três quintas-feiras a partir do dia 5 de novembro. No dia 19 de novembro, às 20h, acontece um bate papo com a equipe sobre o processo de criação da peça sonora, com Diego Marchioro, Edith de Camargo; Fernando de Proença; Nadja Naira e Isabel Teixeira *transmissão via Zoom - inscrições abertas para a comunidade via Sympla.


15 visualizações
bottom of page