Iniciativa itinerante do MON já levou a exposição pelo Paraná em 2019, e agora será retomada.
O Museu Oscar Niemeyer leva a Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, obras da exposição “Estruturas e Valores”, do artista paranaense Antonio Arney. A mostra é um recorte da que foi apresentada no MON até março de 2019 e será inaugurada no dia 10 de junho, na Casa da Memória Manoel Alves Pereira.
“A proposta das itinerâncias é levar um pouco do Museu Oscar Niemeyer a outros municípios, o que permite que a instituição estenda a sua atuação”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Além de ajudar a democratizar a arte, as itinerâncias deixam um convite para a integração cada vez maior da cultura paranaense”.
60 anos de arte
A longa e consistente trajetória de Antonio Arney no meio cultural artístico paranaense é destacada por uma das responsáveis pela curadoria da mostra, Eliane Prolik. “Arney contabiliza 60 anos de atuação, conhecimento e experiência. Sua obra é viva e pulsante, mantendo-se atual aos 93 anos de idade do artista”, comenta
Fazem parte da exposição itinerante cinco obras que utilizam como técnica colagem, relevo e pintura, além do vídeo “Colmatagem”, de Eliane Prolik e Larissa Schip. As pinturas com colagens em madeira de Arney herdam aspectos da arte construtiva e unificam elementos geométricos a materiais usados e de rejeitos, trazendo uma discussão atual sobre a sustentabilidade, arquitetura e memória.
As colagens em madeira nos falam de um mundo construído em respeito à natureza.
“Aquela advinda das árvores, do saber agregar elementos e valores da vida: a paisagem, a cidade, os outros, a casa ou uma arquitetura social ampla”, diz Eliane.
Em seu papel de artista, Arney aponta novos significados, potências e descobertas, fazendo refletir sobre o reuso, a sustentabilidade, a reciclagem e a importância da memória das coisas e do tempo, todos temas essenciais e atuais. A curadoria da exposição também é assinada por Adolfo Montejo Navas.
Sobre Antonio Arney
Nasceu em 1926, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. Artista autodidata, aprendeu o ofício de marcenaria com seu pai. Sua longa trajetória profissional começou em Curitiba, desde o final dos anos 1950, com a participação no Círculo de Artes Plásticas.
Em seu currículo constam inúmeros prêmios, sendo oito premiações no Salão Paranaense. Participou de importantes mostras nacionais e internacionais como: I e II Panorama de Arte Atual Brasileira – MAM/SP (1969 e 1970); XI Bienal Internacional de São Paulo (1971); Brasil Plástica 72; I e III Salão Nacional de Artes Plásticas (1978 e 1980), no Rio de Janeiro.
Realizou as individuais “Estações”, no Museu de Arte Sacra de Curitiba (Masac); “Outra Coisa”, no Museu de Arte (Musa)/UFPR, e “O Poeta e o Marceneiro”, na Galeria Boiler (Curitiba). Participa atualmente da exposição “Luz ≅ Matéria”, com obras do acervo do MON, em Curitiba.
Serviço:
Exposição “Estruturas e Valores”, de Antonio Arney Período expositivo: 10 de junho a 22 de agosto Casa da Memória Manoel Alves Pereira (Avenida Getúlio Vargas, 67) - Piraquara, PR. www.museuoscarniemeyer.org.br
Comments