Histórias extraordinárias: cinema argentino contemporâneo, em cartaz na Caixa Cultural Curitiba
top of page
Buscar

Histórias extraordinárias: cinema argentino contemporâneo, em cartaz na Caixa Cultural Curitiba


Entre os dias 17 e 24 de abril, o evento "Histórias extraordinárias: cinema argentino contemporâneo" apresenta ao público curitibano 24 longas e curtas-metragens. Com curadoria dos pesquisadores Natalia Christofoletti Barrenha e Agustín Masaedo, o evento apresenta tanto obras premiadas, quanto produções com sólidas passagens pelo circuito comercial.

“Foram escolhidas muitas comédias que abordam temas necessários e urgentes, sem perder o humor, a capacidade de rir de si mesmo, de questionar com leveza. Em um momento em que, tanto no Brasil como na Argentina, temos uma situação política complicada, e nossas sociedades se encontram extremamente polarizadas esse tipo de abordagem é extremamente inspiradora”, reflete a curadora Natalia Christofoletti Barrenha.

Entre os destaques selecionados, está o documentário As lindas (2016), da estreante Melisa Liebenthal, premiado na seção Bright Future do Festival de Rotterdam.

O público também poderá assistir aos vencedores das duas últimas edições do Buenos Aires Festival Internacional de Cinema Independente (BAFICI): A longa noite de Francisco Sanctis (2016), dos também estreantes Andrea Testa e Francisco Márquez;

e A vendedora de fósforos (2017), de Alejo Moguillansky, diretor e montador já consagrado, de trajetória prolífica e presença frequente nos principais festivais internacionais.

Neste mês de abril, o Buenos Aires Festival Internacional de Cinema Independente, BAFICI – um dos mais importantes festivais da América Latina, chega à sua 20ª edição. Momento em que o público brasileiro poderá conhecer obras primas do cinema argentino.

Presença de cineastas e especialistas

A diretora María Álvarez estará presente na sessão de abertura, conversando sobre seu premiado documentário As cinéphilas (2017), que teve estreia mundial em Locarno, na Suíça.

Já a realizadora Ana Katz será uma das grandes protagonistas da mostra, que exibe seus quatro longas-metragens – incluindo Minha amiga do parque (2015), vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Sundance, considerado o maior festival de cinema independente dos EUA. Ela vai conversar com o público curitibano sobre seu trabalho como diretora, roteirista, atriz e dramaturga.

Além das cineastas, a mostra vai receber um dos mais influentes pensadores da cultura argentina atual: o escritor, professor e pesquisador Gonzalo Aguilar, que ministrará uma palestra sobre Cinema Argentino Contemporâneo, no dia 21 de abril (sábado), às 17h. Também será realizada uma sessão comentada do filme O futuro Perfeito, com o cineasta e produtor Rafael Urban, no dia 20 de abril (sexta-feira), às 19h.

A sessão de abertura da mostra Histórias Extraordinárias e a palestra de Gonzalo Aguilar têm entrada franca, com distribuição de ingressos meia hora antes do início, na bilheteria do Teatro da Caixa Cultural em Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280), e emissão de certificado para a palestra.

O evento será realizado entre os dias 17 e 24 de abril. Os horários das sessões serão às 15h, 17h e 19h.Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Os ingressos serão vendidos apenas para o dia de apresentação. A sessão de abertura é gratuita.

Atividade Paralela: Entrada gratuita. Retirada de ingressos a partir de meia hora antes do início das atividades. Dia 21/04, às 17h – Palestra do escritor e pesquisador Gonzalo Aguilar (90 minutos).Capacidade: 125 lugares (dois para cadeirantes)

12 visualizações
bottom of page