top of page

Crianças da Vila das Torres protagonizam curta-metragem sobre sonhos e desafios do fazer cinematográfico

Filme “Festival de Cinema” será lançado no Clube de Mães União Vila Torres em 17 de maio, com entrada gratuita.

Curta na Vila Torres_foto ERASMO JORGE Grande.jpeg
Grupo de atores-mirins da Vila Torres | Foto: ERASMO JORGE

Uma história que nasce dentro de uma comunidade marcada pela resistência, criatividade e potência dos seus moradores. Assim é o “Festival de Cinema”, curta-metragem protagonizado por atores-mirins da Vila das Torres, em Curitiba, que será lançado no próximo dia 17 de maio, às 15h, no Clube de Mães União Vila Torres, com entrada gratuita. O projeto foi realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e da Prefeitura Municipal de Curitiba.


Gravado dentro da própria comunidade, o filme retrata o universo de cinco crianças que, a partir de um curso de cinema ministrado no Clube de Mães, decidem criar um festival cinematográfico. A história mistura humor, crítica social e olhares sensíveis sobre o cotidiano, revelando com naturalidade as estruturas de exclusão e a força inventiva das infâncias periféricas. O enredo traz questionamentos como o uso de cartão de crédito para inscrições em plataformas, a cobrança de taxas e o peso das "regras do jogo", espelhando dilemas reais que transcendem a tela.


O curta tem direção de Jussara Locatelli e Melo Viana e traz no elenco os jovens atores Alice Ferraz, Victor Henrique, Kauane Vitória, Emanuelly Slongo, Matheus Lemos Reis e Marcos Vinícius de Souza, com participação especial de Pedro Bonacin. A produção executiva é de Fernanda Morini, a direção de produção é de Sandra Zawadzki, com direção de fotografia de João Castelo Branco, ABC e trilha sonora original de Edith de Camargo.


O cenário do curta é a Vila das Torres, comunidade com cerca de 6.500 habitantes situada entre bairros centrais de Curitiba. Embora frequentemente lembrada nas notícias por temas como violência e pobreza, a Vila abriga um vibrante movimento comunitário. Um dos seus maiores expoentes é o Clube de Mães União Vila Torres, fundado em 1997, que oferece aulas de boxe, costura, informática, barbearia, além de manter uma biblioteca com internet gratuita para cerca de mil pessoas.


“Festival de Cinema” é o segundo episódio de uma quadrilogia realizada em parceria com o Clube de Mães. O primeiro curta, “Cinema Mudo” (2020), obteve projeção internacional, com exibição em 302 festivais de cinema de 60 países e 79 prêmios conquistados. Nos próximos episódios, adolescentes e jovens seguem como protagonistas: o terceiro curta mostrará a criação de uma “Escola de Cinema”, e o quarto, a realização de um filme chamado “O Filme”, produzido por jovens entre 15 e 17 anos.


Mais do que retratar vulnerabilidades, o projeto revela a força transformadora da arte.

“O objetivo não é mostrar mazelas. As deformidades da sociedade não surgem nas comunidades periféricas, elas existem em qualquer bairro. Nosso foco é formar protagonistas locais e abrir caminhos reais de expressão e futuro”, reforça a diretora Jussara Locatelli.

SERVIÇO:

Lançamento do curta-metragem “Festival de Cinema”

Clube de Mães União Vila Torres – Av. Comendador Franco, 1.034 – Curitiba (PR)

17 de maio de 2025 (sábado) 15h

Entrada gratuita


FICHA TÉCNICA

Direção: Jussara Locatelli e Melo Viana

Produção Executiva: Fernanda Morini

Direção de Produção: Sandra Zawadzki

Direção de Fotografia: João Castelo Branco, ABC

Direção de Arte: Arícia Machado

Trilha Sonora: Edith de Camargo


Elenco: Alice Ferraz, Victor Henrique, Kauane Vitória, Emanuelly Slongo, Matheus Lemos Reis, Marcos Vinícius de Souza

Participação Especial: Pedro Bonacin                                                     

Realização:  Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e da Prefeitura Municipal de Curitiba.


Informações: Dani Britto

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page