Festival Curta Cinema exibe primeiros filmes de Rosane Svartman e Estevão Ciavatta
top of page
Buscar

Festival Curta Cinema exibe primeiros filmes de Rosane Svartman e Estevão Ciavatta

Evento será hoje, dia 22, seguido por debate online.

Nesta segunda, dia 22, às 20h, o Festival Curta Cinema, em parceria com Cavideo, ABC Cursos e Casas Casadas, traz um cineclube muito especial. Serão exibidos os primeiros curtas feitos por Rosane Svartman, diretora e autora de novelas; Estevão Ciavatta, diretor de TV e cinema; pelo grupo BOATO, do qual fazia parte o artista Cabelo; e pelo diretor e roteirista Gustavo Cascon. Filmados na década de 1990, os filmes foram feitos por jovens realizadores que, na época, se juntaram para exibirem suas produções. M seguida, acontecerá um debate. Os interessados, podem se inscrever no link: https://abcinecursos.org.br/cineclube-inscricoes/.

As produções foram realizadas antes da primeira edição do Curta Cinema, mas representam bem o panorama que levou à criação do Festival em 1991 e que agora completa 30 anos.

O Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro vai até o dia 24 de março com edição totalmente online e gratuita. As mostras são exibidos através da plataforma Festhome TV e ficam disponíveis por 24 horas.


Filmes de Fernanda Montenegro e Mariana Ximenes foram apresentados na Mostra Miragem.

Fernanda Montenegro, Mariana Ximenes, Laerte e Gregório Duvivier protagonizam filmes que já foram exibidos no evento, que segue até 24 de março. Mas tem muito mais por aí! Ao todo, serão apresentados 108 curtas espalhados por cinco mostras diferentes serão exibidos através da plataforma Festhome TV e ficarão disponíveis por 24 horas. O festival é gratuito.


O Curta Cinema começou em março de 1991 com o sonho de estabelecer um espaço de contato e de trocas entre os apaixonados por cinema e a exibição de curtas-metragens, que estavam ganhando cada vez mais espaço no meio cinematográfico. O projeto nasceu da luta para restabelecer o apoio à cultura, que tinha se pedido na época: “30 Anos depois, mantemos o sonho e a força de lutar por estes mesmos objetivos. O Curta Cinema tornou-se uma referência no país e no mundo e agora estamos ingressando no universo virtual para, em breve, retornarmos no presencial, depois de vencermos todas estas lutas”, afirma Ailton Franco Jr., diretor do Festival.


O Festival Curta Cinema é dedicado à difusão e promoção de obras audiovisuais em formato curta metragem. Exibe títulos com até trinta minutos de duração e se dedica exclusivamente ao formato. É um festival qualificador para importantes prêmios da indústria audiovisual, como o Oscars, o BAFTA, os prêmios Goya e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A programação regular consiste em duas mostras competitivas (nacional/internacional) e dois panoramas de divulgação da produção local (carioca e latino-americano). Complementando a programação o festival tradicionalmente exibe mostras especiais temáticas, buscando abranger ampla multiplicidade de perspectivas artísticas. O Festival Curta Cinema também promove atividades de caráter formativo como debates, workshops, oficinas e encontros.

Este projeto é financiado pelos recursos disponibilizados pela Lei Aldir Blanc, geridos pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.

12 visualizações
bottom of page