FRAPA 2020 anuncia novo formato
top of page
Buscar

FRAPA 2020 anuncia novo formato

Inicialmente previsto para julho, oitava edição do evento será exclusiva pela internet. |

"MARIE" - roteiro de Leo Tabosa (PE) - 25'

O FRAPA (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre) comunica o cancelamento da edição presencial e sua realização exclusivamente online, reduzida e adaptada para a situação atual da pandemia. Segundo a organização, a decisão se dá em defesa da saúde e segurança em função das ações de enfrentamento da COVID-19. Estão confirmadas edições online do Concurso de Roteiros, FRAPA[LAB], Rodadas de Negócios e a Mostra Competitiva de Curtas. O último será aberto ao público em geral. Realização da Coelho Voador e Epifania Filmes, o 8º FRAPA tem direção de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller. O Concurso de Roteiros, que reúne trabalhos de pilotos de série e longas-metragens, terá seus finalistas anunciados em junho. Os pitchings online acontecerão entre os dias 21 e 24 de de setembro. O FRAPA[LAB], em coprodução com o Projeto Paradiso, acontecerá de 24 de agosto a 18 de setembro. Participarão do laboratório os 12 finalistas do Concurso de Roteiros.


Os consultores confirmados são Aleksei Abib, Inés Bortagaray, Jaqueline Souza e Julio Rojas. As Rodadas de Negócios acontecem entre os dias 5 e 9 em outubro, pela internet. Aberta ao público, a Mostra Competitiva de Curtas acontece de 23 a 30 de setembro. Os premiados do Concurso de Roteiros e da Mostra Competitiva de Curtas serão anunciados em live no dia 2 de outubro.

"O principal motivo que nos levou a esta difícil decisão é a incerteza sobre o futuro da pandemia, que tem impossibilitado qualquer tipo de planejamento para eventos deste porte a curto e médio prazo no Brasil", explica a produtora executiva Mariana Mêmis Müller.

A previsão para este ano era de receber mais de 600 pessoas em Porto Alegre. No ar desde março, outra atração gratuita oferecida pelo FRAPA para enfrentar o isolamento é o Frapacast.


A cada semana profissionais do audiovisual trazem diversos assuntos relacionados ao universo dos roteiros. Todos os oito episódios estão disponíveis no link frapa.art.br/podcasts e nas plataformas Spotify, Apple Podcasts e Deezer.


CRONOGRAMA FRAPA 2020

08/06 - anúncio dos filmes selecionados para a Mostra Competitiva de Curtas  11/06 - anúncio dos semifinalistas do Concurso de Roteiros - categoria Piloto de Série  18/06 - anúncio dos semifinalistas do Concurso de Roteiros - categoria Longa-Metragem   25/06 - anúncio dos finalistas do Concurso de Roteiros - categoria Piloto de Série  30/06 - anúncio dos finalistas do Concurso de Roteiros - categoria Longa-Metragem  07/07 - divulgação dos projetos selecionados para a Rodada de Negócios  28/07 -  divulgação das agendas de reuniões da Rodada de Negócios  24/08 a 18/09 - FRAPA[LAB] 23 a 30/09 - Mostra Competitiva de Curtas On-line 21, 22, 23 e 24 de setembro - Pitchings On-line (21 e 22/9 - categoria Piloto de Série; 23 e 24/09 - categoria Longa-Metragem) 01/10 - Live de Premiação - Concurso de Roteiros e Mostra Competitiva de Curtas  05 a 09/10 - reuniões Rodada de Negócios On-line

Sobre o FRAPA

O Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre é o primeiro e maior evento inteiramente voltado ao roteiro de cinema e televisão na América Latina. Inspirado em festivais do gênero consagrados no exterior, o FRAPA acontece de maneira ininterrupta desde 2013.


Durante quatro dias por ano, profissionais de todo o continente se reúnem para trocas de experiência e networking. Além de apostar na qualificação profissional de roteiristas e dar visibilidade a projetos, o FRAPA é uma rara oportunidade para que criadores se aproximem de canais, produtoras e distribuidoras.


A atração já trouxe à capital gaúcha nomes como James V. Hart ("Drácula de Bram Stoker"), Miguel Machalski ("América"), Carolina Kotscho ("2 Filhos de Francisco"), Braulio Mantovani ("Tropa de Elite"), Antonia Pellegrino ("Primavera das Mulheres"), Krishna Mahon ("Um contra todos"), Luiz Bolognesi ("Uma História de Amor e Fúria"), entre outros. Netflix, Fox, Amazon Prime Video, O2 Filmes, RT Features, Globo Filmes e Conspiração Filmes foram algum dos players que já participaram do FRAPA.



47 visualizações
bottom of page