Mostra Internacional de Cinema Fantástico será competitiva e online
top of page
Buscar

Mostra Internacional de Cinema Fantástico será competitiva e online

Serão 100 filmes, oficinas, debates, lançamentos de livros, masterclass com o mestre Lloyd Kaufman e bate-papo com o ator alemão Udo Kier.

Filme "Canto dos Ossos" está na programação

A CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico lança sua décima segunda edição com grandes novidades. Pela primeira vez, o evento será realizado totalmente de forma on-line, entre os dias 9 e 13 de dezembro de 2020.

Os filmes estarão disponíveis gratuitamente pela plataforma brasileira de streaming especializada em cinema fantástico, Darkflix. Outra novidade é que a mostra irá eleger os melhores filmes em três categorias: Curta-metragem nacional, Curta-metragem estrangeiro e Longa-metragem. Os filmes serão escolhidos por um júri de premiação formado pelos convidados: a pesquisadora Yasmine Evaristo, o jornalista crítico de cinema Marcelo Miranda e o professor e diretor de cinema Renné França. No total, serão exibidos 100 filmes, sendo 80 curtas e cinco longas integrantes das mostras competitivas; mais duas sessões com quatro filmes cada uma em homenagem aos convidados internacionais, Lloyd Kaufman e Udo Kier; e uma sessão dedicada à temática blaxploitation, com sete filmes. A curadoria 2020 da mostra é formada pelos especialistas em cinema de gênero, Carlos Primati e Beatriz Saldanha; o cineasta udigrudi (cinema experimental/marginal), Gurcius Gwedner; o crítico de cinema André LDC; e os idealizadores da CRASH, Márcia Deretti e Márcio Júnior.

Convidados internacionais

Duas figuras de peso da história do cinema fantástico marcam presença na edição da mostra este ano, o diretor norte-americano Lloyd Kaufman e o ator alemão Udo Kier. Lloyd é um dos grandes mestres do cinema independente mundial, considerado uma lenda viva, está desde os anos 1970 à frente da Troma Entertainment. Nomes como Quentin Tarantino, Guillermo del Toro e Takashi Miike são declaradamente influenciados por Kaufman. Na CRASH, além da mostra em sua homenagem, ele participa virtualmente com a sua famosa masterclass: “Do your own damn movie!”, isto é, “Faça seu maldito próprio filme!”. A aula abre oficialmente a mostra 2020, no dia 9 de dezembro, às 20 horas.


Udo Kier. Créditos Greg Gorman

Já Udo Kier, célebre ator conhecido por seu trabalho intenso no cinema de horror e exploitation, atuou tanto em blockbusters americanos quanto em pérolas do cinema cult. Kier fez mais de 200 filmes com diretores como Dario Argento, Fassbinder, Lars Von Trier, Herzog e Guy Maddin. Recentemente, fez o papel de vilão em Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, filme vencedor de seis troféus no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro deste ano. A CRASH fará uma bate-papo com o ator em formato de live, no dia 13 de dezembro, às 19 horas, focando sua carreira e seus trabalhos no cinema de gênero. Tanto a masterclass de Kaufman quanto o bate-papo com Kier permitirão a participação do público em geral, gratuitamente, sem inscrições, bastando para isso seguir o perfil da CRASH no FaceBook (facebook.com/mostracrash) ou o canal da MMarte Produções no YouTube. Aliás, esses canais também darão acesso às atividades de lançamentos e debate, detalhados a seguir. As atividades com os convidados internacionais contarão com tradução simultânea para o português e intérprete de libras, garantindo acessibilidade aos deficientes auditivos.

Oficinas, debates, lançamentos e um destaque especial

Nesta edição, estão sendo realizados, também virtualmente, três workshops: Efeitos especiais em maquiagem – módulo 2, comandada pelo expert Rodrigo Aragão; Black is Beautiful: O cinema blaxploitation de horror, ministrada por Carlos Primati e Queops Negronski; e Criação de trilhas sonoras para filmes de terror, com Paulo Beto. Todas gratuitas.

Rodrigo Aragão

Na lista de debates está, no dia 12 de dezembro, às 16 horas, o Cinema Fantástico em tempos de repressão, mediado pela pesquisadora e profª draª da Universidade Federal de Goiás, Alice de Fátima Martins. Essa atividade contará com a participação de diretores de longas-metragens nacionais participantes da edição 2020 do festival. Tradicional na CRASH, os lançamentos de livros e publicações constam da programação com direito a diálogo direto com os autores. A atividade será realizada no dia 10 dezembro, às 20 horas, por meio dos canais já citados no texto. A mediação será de Márcio Jr., um dos realizadores e curadores da mostra, com participação dos autores Petter Baiestorf, Germana Viana e Kiko Garcia. O destaque especial desta edição fica por conta da arte que dá cara à CRASH. Foi produzida exclusivamente para a mostra por Jaca, considerado um dos mais importantes ilustradores e artistas visuais brasileiros.

Programação de filmes


De 9 a 13 de dezembro, pela plataforma de streaming Darkflix (acesso gratuito). Mais detalhes sobre os filmes tais como sinopse, tempo de duração, classificação e país de origem, dentre outros, podem ser acessados pelo link www.mostracrash/filmes-darkflix.

"Atrás da Sombra"

Em 2020, o evento é apresentado pelo Fundo Estadual de Arte e Cultura do Estado de Goiás e conta, ainda, com o amparo da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia.

SERVIÇO

12ª CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico De 9 a 13 de dezembro Exibição de filmes: site/app Darkflix Oficinas: Instruções direcionadas aos inscritos Debates, lançamentos e masterclass: pelas redes sociais da CRASH e da MMarte Produções (ver abaixo) EVENTO TOTALMENTE ONLINE E GRATUITO MOSTRA CRASH NAS REDES Para acompanhar as novidades e saber mais: Site: www.mostracrash.com Instagram: @mmarte_producoes FaceBook: www.facebook.com/mostracrash YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC4n9pzzvHa6XXxlk06iv9Cg

Informações: Karla Rady

13 visualizações
bottom of page