Três curtas-metragens de Curitiba são selecionados para festival internacional de animação
top of page
Buscar

Três curtas-metragens de Curitiba são selecionados para festival internacional de animação

Produções de estudantes do curso de Design de Animação do UniCuritiba se destacaram entre mais de 4 mil trabalhos de diversos países e serão exibidos no ANIM!ARTE 2021.

"Agária", de Yasmin Sawtchuk de França

Os curtas-metragens selecionados foram “Um Dia Frio”, “Agária” e “Efúgio”. O festival, criado em 2001, terá sua edição este ano totalmente online, de 24 de maio a 13 de julho. Além da mostra de filmes, a programação inclui oficinas, cursos, workshops, master classes e fóruns. O evento é o único da América Latina a integrar a Youth Cinema Network (YCN), a mais importante rede internacional de festivais de cinema juvenil. Nos últimos anos realizou itinerâncias por países como Dinamarca, Rússia, Espanha, Estados Unidos, Moçambique e País de Gales.


O evento é como um intercâmbio de experiências para os estudantes, e é referência na mostra de produções audiovisuais, exibindo filmes de animação de mais de 90 países. “Esta é a primeira vez que o UniCuritiba tem trabalhos selecionados no festival, o que nos enche de orgulho”, diz a coordenadora do curso de Design de Animação, Ana Claudia Stangarlin Fróes.


De acordo com a professora Marcia Maria Alves, o curso de Design de Animação tem uma ampla produção de curtas-metragens e web séries animadas. Elaborados na disciplina de Projeto Integrador, os trabalhos “Efúgio” e “Agária” foram orientados por Marcia. E o filme “Um Dia Frio”, pela professora Jani Mendonça e co-orientados e supervisionados pela professora Lucina Reitenbach Viana.


Roteiros

“Efúgio”, dos estudantes Rilary Wallace e Jorge Bueno, narra a história de dois personagens em busca de liberdade, sejam quais forem as consequências. Ambos superam abusos físicos e psicológicos para seguir seus sonhos em épocas e lugares diferentes.


“Receber a notícia da seleção no ANIM!ARTE foi uma ótima surpresa, uma felicidade imensa e mostra que o esforço de toda a equipe valeu a pena”, diz Rilary.

Antes de se classificar para o 16th International Student Animation Festival of Brazil, “Efúgio” foi selecionado para outros dois festivais: First-Time Filmmaker 2021 - Lift-Off Global Network e Filmóptico - International Art Visual and Film Festival.


Assista:


Dirigido por Yasmin Sawtchuk de França, “Agária” conta a jornada de Cacao, uma égua que caiu em um planeta desconhecido e, ao explorar o novo ambiente, encontra unicórnios assustados que se afugentam em uma pequena vila. No local há uma gosma verde que provoca destruição e assusta os moradores. Ao enfrentar e derrotar a geleca, Cacao é premiada pelo rei, se tornando assim um unicórnio.

“Este é o primeiro evento no qual a animação será exibida, mas estamos aguardando o resultado de outros festivais e estou extremamente feliz”, conta Yasmin.

Assista:


Filme noir de suspense policial, “Um Dia Frio” já foi exibido em festivais de cinema no Brasil, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Croácia e Rússia. Vencedor do 5º Santos Film Fest - Festival Internacional de Cinema de Santos na categoria Melhor Curta-Metragem/Voto Popular.


Quem assina a direção, roteiro e produção é o estudante Victor Percy, que trabalhou com outros colegas na realização do filme. “Um Dia Frio” ainda não está disponível no Youtube. No momento, segue apenas em exibição nos festivais.

“Experiências como essa são importantes porque mostram o potencial do trabalho realizado dentro do curso e demonstram o empenho e a dedicação de toda a equipe”, comemora.
33 visualizações
bottom of page